E se o telemóvel indicasse a sua prestação desportiva?

nike-nbaA Nike apresentou o Nike+ Basketball e o Nike+ Training, duas experiências desportivas que têm por base a ligação entre os ténis e uma aplicação interactiva para telemóvel.

A tecnologia Nike+, anunciada pela primeira vez em 2006, para produtos de running, cresceu no seio de uma comunidade de seis milhões de atletas digitalmente ligados. Agora, garante a marca, está pronta para se expandir com o recente lançamento do Nike+ FuelBand, uma pulseira que monitoriza os movimentos diários e promove a actividade física.

Através do Nike+ Basketball é monitorizada, através do “Track my game”, a performance do jogador, através do fornecimento de informações como a altura do salto e a rapidez do jogador em campo. Além dos dados que permitem melhorar a sua performance, o jogador pode receber mensagens de incentivo e motivação de outros jogadores e de treinadores de basquetebol sempre que um objectivo é alcançado. Os primeiros ténis de basquetebol compatíveis serão os Hyperdunk+, que vão ser usados este Verão por LeBron James, jogador do Miami Heat da National Basketball Association (NBA ).

Já o Nike+ Training combina o lazer ao exercício físico, procurando tornar esta tarefa mais “divertida”, explica a Nike em comunicado. Esta experiência contempla dicas de atletas como Rafael Nadal, Manny Pacquiao, Allyson Felix e Hope Solo, e inclui programas com uma série de treinos rápidos. Cada exercício é mostrado no ecrã para fornecer a motivação e orientação detalhada. Podem ser criados programas diários com base nas exigências do atleta, sendo possível partilhar as estatísticas de treino e compará-las com os amigos através das redes sociais. Os primeiros modelos de treino compatíveis com esta tecnologia serão os Lunar Hyper Workout+, para mulher, e os Lunar TR1+, para homem.

Ambas as experiências recorrem ao novo Nike+ Pressure Sensor que, quando colocado no calçado, recolhe informações sobre o movimento do atleta e, em seguida, transmite os dados via wireless para o telefone. A informação é, depois, traduzida em diferentes métricas, fornecendo dados sobre o desempenho.

«A tecnologia Nike+ permite ligar a dimensão física do desporto às ferramentas digitais, criando uma melhor experiência desportiva para cada atleta», referiu o CEO e presidente da Nike,Inc., Mark Parket, no evento de apresentação da tecnologia Nike+, que decorreu em Nova Iorque. «Isto representa uma mudança. Para além de um produto passamos a conjugá-lo com uma experiência», reforçou.

Veja aqui como funciona a Nike+ Training e aqui a Nike+ Basketball.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Patrões portugueses são os menos instruídos da Europa
Automonitor
História: O dia em que o Papamóvel foi salvo