É portuguesa a melhor estrada do mundo

A estrada que liga o Peso da Régua ao Pinhão foi considerada a melhor estrada do mundo para conduzir. A N-222 ficou em primeiro lugar num ranking elaborado pela Avis rent a car que avaliou 25 estradas a partir de uma fórmula especialmente criada para o efeito.

Foram tidas em conta características como o grau das curvas, a geometria da estrada ou os níveis de aceleração. Todas as estradas foram testadas através de três carros da frota da Avis Prestige: Porsche Carrera 911, Jaguar XKRS e Mercedes E350.

Mas, afinal, o que transforma uma estrada na melhor do mundo? A resposta está no rácio 10:1, ou seja, dez segundo em linha recta para cada segundo gasto numa curva. Este tipo de proporção permite que o condutor possa disfrutar da paisagem que o envolve enquanto permanece numa experiência de condução segura.

A Estrada Nacional atinge quase a marca perfeita com uma avaliação de 11:1 o que representa 93 curvas ao longo de um trajecto de 27 quilómetros com o rio Douro como companhia.

No Índice de Condução Avis, o segundo lugar ficou para a estrada Big Sur, na Califórnia, (imortalizada nas memórias de Jack Kerouac) e o terceiro lugar coube à A535, no Reino Unido.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Page Assessment tem novo Executive manager
Automonitor
Os 10 Ferrari em exemplar único no Mundo