E o anúncio mais memorável deste Natal é…

Se tivesse de eleger o anúncio mais memorável deste Natal, qual seria? Para 13,7% das pessoas inquiridas no estudo desenvolvido pela Multidados sobre este tópico foi o do Pingo Doce. E “quem trouxe, quem trouxe” da imaginação à realidade o anúncio mais marcante de sempre? Foi… a Coca-Cola e o seu camião de Natal.

Avaliando a eficácia dos anúncios mais antigos aos mais recentes, a pesquisa da agência de análise de dados conclui que os consumidores mostram maior interesse em anúncios “engraçados” (47,6%), com uma “história por trás” (14,4%), com uma “boa música” (13,9%), “directos ao assunto” (13,4%), “emotivos” (7,8%) e com “temas focados na inclusão e sustentabilidade” (2,9%).

No panorama geral da história da publicidade em Portugal, é a Coca-Cola quem leva o prémio do anúncio mais memorável (5,7%), seguida do Pingo Doce (5,4%), da Ferrero (4,9%), da Vodafone (4,0%) e da Nos (3,2%). E no tópico exclusivo do Natal de 2021, além do Pingo Doce, também as campanhas da Nos (11,9%), do Lidl (7,8%), da Vodafone (7,6%) e da Meo (6,1%) ficaram na memória dos consumidores.

De acordo com os dados recolhidos, 81,4% dos consumidores afirma que consegue identificar uma marca com facilidade quando assiste a um anúncio, embora os restantes 18,6% que mostram dificuldade na identificação de uma marca o justifiquem com o facto de a apresentação desta se dar apenas no fim (39,4%) e por conter uma mensagem generalista (22,1%).

Para a maioria dos inquiridos (67,8%), as marcas com anúncios mais memoráveis serão tidas em conta na hora da compra, sendo que 25% revela expectativas, ficando a aguardar uma nova versão da publicidade.

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