O sono é um dos pilares fundamentais de uma boa saúde, a par da alimentação e do exercício físico. A sua qualidade depende não só das rotinas antes de deitar, mas também da posição adotada ao longo da noite.
Segundo o portal dinamarquês Femina, uma investigação publicada na plataforma Dovepress – com o título “Posições para dormir e movimentos corporais noturnos” – concluiu que a pior posição para dormir é de barriga para cima.
Michael Gradisar, diretor de ciências do sono na aplicação Sleep Cycle, explica à mesma publicação que o problema desta posição está relacionado com o local onde a língua fica durante o sono. “A gravidade empurra tanto a língua como o tecido mole para a garganta”, afirma.
Este fenómeno “pode provocar o estreitamento das vias respiratórias, causar roncos e aumentar o risco de apneia do sono”, acrescenta o especialista, que apenas recomenda esta posição para bebés.
Para os adultos, Gradisar aconselha dormir de lado, postura que, segundo o especialista, ajuda a reduzir o refluxo ácido e a favorecer a circulação sanguínea.