Dom Pedro Hotels & Golf Collection: Um paraíso dedicado ao golfe

Além de ter uma carteira diversificada de hotéis de cidade e resorts de luxo, a Dom Pedro Hotels & Golf Collection conta com uma das maiores colecções de campos de golfe da Europa, naquele que é considerado um dos principais destinos para a prática da modalidade: Vilamoura. Na capital nacional do golfe, o grupo hoteleiro disponibiliza nada menos do que cinco campos, localizados em cenários idílicos e que proporcionam em terras algarvias uma experiência única de golfe ao mais alto nível.

Dom Pedro Victoria, Dom Pedro Old Course, Dom Pedro Millennium, Dom Pedro Pinhal e Dom Pedro Laguna são os campos geridos pelo Grupo Dom Pedro Hotels & Golf Collection em Vilamoura e que o tornam o maior operador nacional na área do golfe. Trata-se de cinco campos de renome internacional, assinados por arquitectos de prestígio, com percursos desafiantes e adequados a diferentes níveis.

Todos os campos são de 18 buracos, destacando-se no segmento premium os campos Dom Pedro Old Course e Dom Pedro Victoria como duas das maiores referências para a prática da modalidade em Portugal. De resto, o Dom Pedro Victoria já foi por várias vezes distinguido como o melhor campo de golfe nacional, sendo inclusive há 16 anos consecutivos a “casa” do Portugal Masters, torneio que integra o circuito European Tour.

Aproveitando a elevada notoriedade internacional de Vilamoura enquanto destino de golfe, o Grupo Dom Pedro Hotels & Golf Collection tem investido neste segmento nos últimos anos, criando condições únicas no panorama deste desporto e uma oferta integrada para os amantes da modalidade. Entre as condições oferecidas destacam-se transfers gratuitos dos hotéis para os campos (e vice-versa) – localizados a uma distância de poucos minutos –, mas também as quatro club houses equipadas com restaurantes e lojas de roupa e equipamentos, além da oferta de restauração nos hotéis Dom Pedro e no restaurante na praia de Vilamoura, o Buzios Beach Club.

«Somos best-seller nos maiores operadores turísticos de golfe europeus e o sucesso do destino prende-se com a integração de todo um produto dirigido ao golfe num único resort e tudo com fácil acesso e toda a oferta integrada de Vilamoura (praia, casino, marina, restaurantes, bares, complexos desportivos, entre outros) a “walking distance” dos hotéis», sublinha Pedro Ribeiro, director Comercial da Dom Pedro Hotels & Golf Collection.

UMA APOSTA CONTÍNUA

Foi em 2016 que o Grupo Dom Pedro Hotels & Golf Collection adquiriu os cinco campos de golfe em Vilamoura, tendo no ano seguinte iniciado a gestão desses mesmos campos. Contudo, mesmo antes dessa operação já existia uma grande proximidade do grupo ao segmento de golfe, através dos hotéis Dom Pedro nas várias regiões onde estão presentes, inclusive no Brasil, com o campo do resort Aquiraz Riviera, no Ceará, pelo que o início da operação no Algarve surgiu de forma natural.

Em 2018, a Dom Pedro Hotels & Golf Collection daria novo passo importante na sua oferta neste segmento com o lançamento do pacote Dom Pedro Experience, apresentando aos seus clientes de golfe um produto completo e integrado em Vilamoura. O ano seguinte ficaria marcado pela abertura da Dom Pedro Golf Academy, que dá a todos os alunos a possibilidade de aprenderem a jogar golfe com uma equipa de profissionais, quer através de aulas particulares, quer em grupo.

Já este ano, destaca-se a reabertura do campo Dom Pedro Laguna, depois de uma remodelação do mesmo.

O investimento contínuo do Grupo Dom Pedro Hotels & Golf Collection tem sido uma aposta vencedora. Hoje, o segmento do golfe representa mais de 50% do negócio do grupo, de forma directa e indirecta, ou seja, juntando a receita directa dos campos e dos restaurantes agregados aos mesmos ao negócio do segmento golfe nos hotéis.

Em termos de mercados emissores, «o golfe no Algarve segue um pouco a tendência geral do turismo neste destino, tendo assim uma grande predominância do mercado inglês (superior a 50% das receitas), seguindo-se o irlandês e o sueco. O mercado nacional no golfe é bastante mais reduzido do que na ocupação dos hotéis», adianta Pedro Ribeiro.

Já no que respeita aos diferentes segmentos de mercado, o lazer é «bastante mais importante que o empresarial, mas temos alguma procura deste segmento nomeadamente na organização de torneios e em alguns grupos de incentivos de empresas », adianta o director Comercial da Dom Pedro Hotels & Golf Collection. Para este segmento de clientes empresariais, o grupo hoteleiro disponibiliza uma oferta alargada que vai desde a organização de torneios “chave na mão” à possibilidade de replicar um torneio do circuito mundial, passando pela organização de clínicas de golfe para iniciantes ou primeiro contacto com o golfe, que são «momentos de grande ligação entre os participantes».

Pedro Ribeiro lembra ainda que, nos últimos dois anos, a pandemia de Covid-19 teve um forte impacto negativo para o turismo ligado ao golfe, com a «inexistência total de negócio e, em alguns períodos, o encerramento dos campos por imposição das entidades oficiais». Não obstante, «a recuperação foi muito rápida, o que ajudou à retoma do negócio do grupo no Algarve de forma significativa», ressalva o director Comercial da Dom Pedro Hotels & Golf Collection.

PORTUGAL MASTERS 2022

Este ano, e pelo 16.º ano consecutivo, o campo Dom Pedro Victoria acolheu o Portugal Masters, um dos mais importantes torneios de golfe do calendário nacional e o único que integra a primeira divisão do golfe profissional europeu. A edição deste ano do evento decorreu entre 27 e 30 de Outubro e distribuiu 1,75 milhões de euros em prémios monetários.

Desde que foi criado, em 2007, o Portugal Masters disputou- se todos os anos no Dom Pedro Victoria Golf Course, desenhado pelo ex-jogador norte-americano Arnold Palmer. «É, sem dúvida, o momento mais marcante da promoção de Portugal e do Algarve como destinos internacionais de golfe. O Portugal Masters é transmitido em directo pelas TV do mundo inteiro e seguido atentamente pelos jogadores de golfe e é, sem dúvida, uma grande motivação para que Portugal seja o seu próximo destino para as férias de golfe ‒ e não só», frisa Pedro Ribeiro.

Além do Portugal Masters, a Dom Pedro Hotels & Golf Collection tem prevista a organização de outros eventos nos seus cinco campos de golfe em Vilamoura, contando com uma vasta programação de torneios próprios, com destaque para duas das maiores competições de golfe para amadores em Portugal: o XXXIV Grande Troféu de Vilamoura (que decorrerá entre 7 e 10 de Dezembro de 2022 no Dom Pedro Victoria/Old Course & Pinhal) e o XXIV Dom Pedro International Classic (entre 14 e 21 de Janeiro de 2023).

Quanto ao futuro, os objectivos do Grupo Dom Pedro Hotels & Golf Collection no segmento do golfe são claros: «A estratégia é a consolidação de Vilamoura como o melhor destino de golfe europeu, contribuindo a oferta da Dom Pedro para fomentar a notoriedade do destino e para o aumento dos fluxos turísticos de vários mercados através de uma presença constante nos principais mercados emissores e nos mais importantes eventos de golfe», conclui Pedro Ribeiro.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Turismo”, publicado na edição de Novembro (n.º 316) da Marketeer.

Artigos relacionados