Dois portugueses podem tornar-se astronautas

Jocelino Rodrigues_àdireita_2A final internacional da competição mundial AXE Apollo Space Academy realiza-se em Dezembro, nos EUA, e vai contar com a presença de dois portugueses. Além do vencedor do concurso que teve lugar em Portugal, a fase final da competição que irá levar 22 pessoas a viajarem ao espaço vai contar com um português que foi um dos vencedores no Reino Unido

Renato Rodrigues e Jocelino Rodrigues são os portugueses que estarão a representar o país na final internacional da competição mundial AXE Apollo Space Academy, no grupo de 113 finalistas de todo o mundo que disputam um dos 22 bilhetes para viajar ao espaço.

Renato Rodrigues venceu a competição que decorreu em Portugal e que dava acesso a um lugar na final. Casado e com dois filhos, Renato Rodrigues, de 41 anos, é piloto comercial, natural de Silves e residente em Torres Vedras. Para chegar à final, este antigo militar da Força Aérea teve de competir com os mais de 14 mil inscritos no nosso país, um número que fez com que Portugal fosse o quarto país europeu com maior número de participações.

Já Jocelino Rodrigues, 19 anos, arriscou participar no concurso no país onde se encontra a estudar Engenharia Aerospacial na Universidade de Bristol, e foi um dos quatro vencedores que o Reino Unido e a Irlanda qualificaram para a finalíssima que terá lugar nos EUA. 87 mil foi o número de inscrições no  Reino Unido e na Irlanda.

Agora segue-se o desafio internacional. No John F. Kennedy Space Center, os 113 finalistas de 62 países, terão oportunidade de passar por verdadeiras provas de simulação espacial. Entre elas, encontra-se a prova de descolagem, num voo a jato que consegue voar ao dobro da velocidade do som, a prova de ZERO G, um voo parabólico que recria a ausência de peso no espaço e ainda a prova de Reentrada, através de uma máquina centrifugadora que simula a mesma Força-G experimentada pelos astronautas durante a viagem de regresso.

Os finalistas serão avaliados por um conjunto de especialistas, sendo um deles, Buzz Aldrin, o astronauta e piloto da histórica nave espacial APOLLO 11, que aterrou na Lua em 1969.

Os resultados das provas ditarão o grupo de 22 pessoas que irá assim voar 103 km em direcção ao espaço com a agência espacial Space Expedition Corporation. Resta saber se entre estes 22 estará algum dos portugueses. Ou mesmo os dois!

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Estas 85 empresas procuram mais de 2500 novos talentos
Automonitor
Já conhece o “novo ingrediente” de Gordon Ramsey?