Directores de Marketing preocupados com a forma como os dados são usados

Os dados são descritos, muitas vezes, como o novo ouro. Esta comparação com um dos metais mais preciosos do mundo deixa antever a importância que os dados têm nas empresas, especialmente nos departamentos de Marketing, uma vez que permitem, entre outros, traçar estratégias com maiores probabilidades de sucesso. No entanto, vale tudo para ter acesso a estes dados?

Um estudo elaborado pela World Federation of Advertisers (WFA) mostra que a grande maioria dos Chief Marketing Officers (CMOs) de multinacionais está a priorizar uma abordagem ética à utilização dos dados. Isto embora metade não saiba exactamente o que isso significa.

De acordo com Raja Rajamannar, presidente da WFA e Chief Marketing and Communications Officer da Mastercard, o mercado publicitário digital «enfrenta um ponto de viragem com a escalada de pressões regulatória, dos consumidores e do mercado».

Citado pelo WARC, o profissional afirma que cabe aos directores de Marketing dar o exemplo e garantir que as marcas usam os dados de forma responsável: «Se não o fizermos, ameaçamos a licença de toda a indústria para operar a longo prazo.»

Com base nas respostas de 12 CMOs de empresas globais, o estudo da WFA indica que 83% destes profissionais estão muito preocupados com a possibilidade de serem associados a um serviço ou fornecedor sob investigação por utilização pouco ética de dados. Além disso, 50% mostram-se muito preocupados relativamente ao nível de privacidade oferecido pelos parceiros externos.

E, tendo em conta que somente 16% dos CMOs dizem estar confiantes relativamente ao uso de IA e machine learnig por parte destes parceiros, verifica-se que 85% estão a considerar recorrer a alternativas à publicidade programática.

De uma forma geral, 41% dos directores de Marketing inquiridos indicam que o tema da ética dos dados se tornou parte crucial da cultura da organização.

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