Diogo Piçarra, Toy e Palhaços d’Opital vão “Tocar Magia” este Natal
A ideia é simples: levar alegria, humor, afectos e esperança aos corredores e quartos de hospitais, em especial àqueles onde tantos idosos ficam esquecidos ao longo de dias, semanas e, muitas vezes, durantes as festividades natalícias.
Para a concretizar juntaram-se uma série de vontades de querer fazer diferente e melhor: a Palhaços d’Opital, a Coca-Cola, a Delta Cafés e uma série de artistas portugueses, como Diogo Piçarra, Toy, Mafalda Umbelino Camilo e Zé Rebola, Coimbra Gospel Choir e a Tuna Médica de Lisboa.
A iniciativa “Tocar Magia”, apresentada hoje ao final da manhã na ULS Santa Maria, convida todos os portugueses para, através de um pequeno gesto, transformar os corredores dos hospitais num palco de alegria e de esperança. E que gesto é esse? Enviar um postal cantado para alguém hospitalizado ou que trabalhe num hospital, espalhando carinho e boas energias através da música.
Qualquer pessoa pode aceder a www.tocarmagia.pt, escolher uma versão especial da música “Tocar Magia” criada por Zé Rebola (vocalista dos Anaquim) e cantada pelos vários artistas e enviá-la. Este postal musical, personalizado com o nome do destinatário ou até de uma ala hospitalar inteira, será enviado directamente aos hospitais parceiros. Além disso o vídeo pode também ser partilhado via WhatsApp para qualquer contacto (sejam familiares ou amigos), ampliando o impacto da iniciativa.
«Ao participar na iniciativa “Tocar Magia”, todos têm a oportunidade de oferecer mais do que um simples gesto. É um ato de empatia que ajuda a combater a solidão e a criar momentos de ligação, aliviando o sofrimento emocional de quem, nesta época, merece sentir-se acompanhado. Cada um de nós pode escolher o postal do artista de que mais gosta e enviar directamente para um familiar, amigo hospitalizado, profissional de saúde… para todos aqueles que queremos encher de Magia nesta época», comenta Isabel Rosado, cofundadora e Presidente da Palhaços d’Opital, garantindo que a equipa vai entregar pessoalmente alguns postais cantados nos oito hospitais parceiros, durante as visitas, até ao Dia de Reis.
«Este ano, a Coca-Cola volta a acreditar que o espírito natalício deve chegar a todos e que um pequeno gesto pode fazer a diferença na vida de alguém, especialmente a quem mais precisa de uma palavra de ânimo e conforto. O ‘Tocar Magia’ não é apenas um projecto musical, mas uma forma de relembrar que, mesmo nos momentos mais difíceis, há sempre espaço para a esperança e a conexão. Esta é uma iniciativa que, realmente, toca o coração», sublinha Ana Claudia Ruiz, directora Geral da Coca-Cola.
Rui Miguel Nabeiro, CEO do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, salienta que ao abraçar esta iniciativa «inspiradora e de impacto real», estão a proporcionar momentos de alegria neste Natal especialmente aos mais velhos, uma parte da sociedade que, muitas vezes, fica à margem, mas também a todos os pacientes, aos seus familiares e profissionais de saúde. «Juntos, vamos espalhar magia e tornar este Natal verdadeiramente inesquecível», comenta salientando que o papel da marca é criar condições para que a Palhaços d’Opital dê mais qualquer coisa a quem mais precisa, especialmente nesta altura do ano. «É isso que está no ADN da Delta e foi isso que o meu avô deixou à família como legado: aquilo que podermos fazer, tem que ser feito. Por isso, tínhamos que estar juntos e tínhamos que apoiar.»