Dia dos Namorados faz duplicar venda de chocolates

Bombons, flores e perfumes são os presentes mais procurados para oferecer no Dia dos Namorados, em Portugal, levando a Nielsen a sugerir que os portugueses continuam a ser românticos. A consultora indica ainda que esta altura do ano é uma das mais importantes nas vendas destas três categorias.

No caso dos bombons, as vendas chegam mesmo a duplicar na semana em que se comemora o Dia dos Namorados, face à média das semanas anteriores. Em 2016, na semana em que se assinalou este dia, registaram-se vendas de bombons de mais de meio milhão de euros, em super e hipermercados. Ainda assim, o Natal e a Páscoa são as épocas que mais impulsionam esta categoria.

Filipa Vale, Client Business partner na Nielsen, avança ainda que os portugueses procuram as embalagens que aludem ao romance (em forma de coração, por exemplo) e que estas vendem três vezes mais nesta semana do que na média do ano.

As plantas e flores também fazem parte dos produtos mais procurados, sendo o Dia dos Namorados apenas ultrapassado pelo Dia da Mãe e pela Páscoa. Segue-se a categoria dos perfumes, com as eau de toilette a conquistarem mais fãs do que as eau de parfum ou águas-de-colónia. Neste caso, apenas o Natal ultrapassa o Dia dos Namorados em termos de melhor época de vendas.

Por fim, a Nielsen destaca ainda a compra de morangos, espumantes e preservativos. Estes últimos atingem vendas de perto de 150 mil euros durante a semana do Dia dos Namorados, níveis que se aproximam dos registados no Verão e fim-de-ano. Os espumantes também apresentam um aumento de 30% face à média dos dois primeiros meses do ano e as suas vendas ultrapassam o meio milhão de euros nesta semana de Fevereiro.

«A maior procura de morangos, espumante e preservativos nesta ocasião demonstra claramente que a experiência ocupa um papel importante no consumo», conclui ainda Filipa Vale.

Artigos relacionados