Desporto é a categoria de podcasts que atrai mais publicidade

O investimento publicitário em podcasts está a aumentar e são cada vez mais as marcas e plataformas a explorar o potencial deste tipo de conteúdos assentes no áudio. Mas será que todos os podcasts despertam o mesmo interesse? Dados da Omny Studio mostram que os programas da área de desporto captam mais investimento: 17% do total, a nível mundial.

Seguem-se os podcasts dedicados a informção e política (13%) e aqueles que se debruçam sobre hobbies e outros interesses (12%). O top dos tipos de podcasts com maior investimento publicitário conta ainda com comédia – música e áudio (10%), comédia – eventos (9%), eventos e atracções (8%), notícias (6%), filmes de crime e mistério (6%), política (5%) e talk radio (5%).

A mesma análise revela que o número de pessoas que ouve podcasts está a crescer em todo o mundo, com a Turquia (+552%), a Índia (+524%) e o México (+388%) a destacarem-se. Os Estados Unidos da América, porém, evidenciam-se por serem responsável por quase 60% de todos os downloads de podcasts.

Em termos de plataformas, a Apple Podcasts surge em primeiro lugar, embora o Spotify e o Google Podcasts também estejam a ganhar terreno. Segundo o WARC, que dá conta dos dados da Omny Studio, perto de 90% de todos os downloads de podcasts acontece em dispositivos móveis. As colunas inteligentes – como Amazon Echo – ocupam a segunda posição (5%).

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