“Como magia, mas assente em algoritmos”: Inteligência artificial vai dominar o futuro

Primeiro estranha-se, depois entranha-se. No futuro, a inteligência artificial vai estar integrada em tudo o que fazemos. É isso que conclui o relatório anual Tech Trends da Deloitte, que identifica as tendências tecnológicas empresariais que ganharão força nos próximos anos.

O relatório, agora na sua 16.ª edição, destaca como a inteligência artificial está ganhar cada vez mais força no tecido de tudo o que fazemos. “Eventualmente, tomá-la-emos (IA) como garantida e pensaremos nela da mesma forma que pensamos no HTTP ou na eletricidade: simplesmente esperamos que funcione,” lê-se no relatório.

Segundo a consultora, a tecnologia será absorvida por quase tudo, ainda que com uma presença silenciosa.

“A IA irá funcionar discretamente em segundo plano, otimizando o tráfego nas nossas cidades, personalizando os nossos cuidados de saúde ou criando caminhos de aprendizagem adaptativos e acessíveis na educação,” refere o relatório de 2025. “Não a utilizaremos de forma proativa”, indica o documento que considera que acabaremos por viver num mundo em que a IA estará em tudo “de forma mais inteligente, rápida e intuitiva”, sem que nos demos conta, como se fosse “magia, mas assente em algoritmos”.

Assim, é crucial que as empresas alinhem a estratégia, talento, arquitetura e dados antes que possam aproveitar ao máximo o potencial desta tecnologia.

“A necessidade de investir é agora, especialmente porque algumas das coisas difíceis que precisamos de implementar para tirar partido do que vem a seguir são urgentemente necessárias,” disse Bill Briggs, Diretor de Tecnologia da Deloitte, numa entrevista à Fast Company.

Artigos relacionados