Festas na Rua regressam à cidade entre 4 de setembro e 4 de outubro, com concertos, cinema e iniciativas culturais gratuitas espalhadas por vários espaços de Lisboa.
Durante um mês, Lisboa volta a trocar as salas de espetáculo pelas ruas. De 4 de setembro a 4 de outubro, parques, jardins, praças, largos e mercados da capital recebem mais uma edição das Festas na Rua, programa cultural de entrada gratuita que assinala a chegada do outono com música, cinema e diferentes manifestações artísticas.
Este ano, a identidade visual do programa inspira-se numa das árvores mais emblemáticas da cidade, a Ginkgo biloba, com o amarelo vibrante das suas folhas a servir de ponto de partida para uma edição que acompanha a transição entre o verão e o outono.
Como já é tradição, o arranque acontece no Vale do Silêncio, nos Olivais, onde o primeiro fim de semana reúne propostas de diferentes estilos e gerações.
Na sexta-feira, 4 de setembro, o espetáculo Divas Pop leva ao parque algumas das canções mais marcantes da música pop. A Orquestra Pop Portuguesa, dirigida pelo maestro Jan Wierzba, junta-se a Cuca Roseta, Iolanda, Mimicat e Susana Félix para reinterpretar êxitos nacionais e internacionais.
No dia seguinte, 5 de setembro, é a vez do Coro e Orquestra Gulbenkian subir ao palco. Cerca de 150 músicos, dirigidos pela maestra Alena Hron, apresentam um repertório que atravessa os séculos XIX e XX, com obras de compositores como Bizet, Puccini, Verdi, George Gershwin e Florence Price.
Um dos momentos de maior dimensão acontece a 12 de setembro, com o regresso do Continente a Lisboa, dez anos depois, para a Festa na Praça.
Com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e em parceria com a EGEAC – Lisboa Cultura, a Praça do Comércio transforma-se durante todo o dia num espaço dedicado à família, combinando artesanato, gastronomia e música.
O cartaz junta diferentes gerações e estilos, com atuações de NAPA e Mariza, depois de um DJ set de Kiko is Hot.
A programação continua a 26 de setembro com Cinema na Praça, desta vez na Alameda D. Afonso Henriques, onde será exibido, numa sessão noturna ao ar livre, O Diabo Veste Prada 2.
O cinema terá ainda outro palco nas escadinhas do Mercado do Forno do Tijolo, com mais uma edição do Cinema no Estendal, nos dias 12 e 13 de setembro.
A iniciativa será dedicada ao cinema queer e apresenta as curtas-metragens vencedoras da edição de 2025 do Festival Queer Lisboa.
Para quem prefere música ao vivo e ambientes ao ar livre, o Jardim Keil do Amaral, em Monsanto, recebe dois finais de tarde dedicados à música eletrónica. DJ Pantaleão, a 18 de setembro, e DJ Jay Lion, no dia seguinte, levam ao espaço ritmos eletrónicos e hits dos anos 80, num cenário pensado para dançar ao pôr do sol.
Também no dia 26, o Jardim do Palácio da Alfarrobeira, em Benfica, recebe Rui Massena, num concerto intimista marcado por duas celebrações: a apresentação do álbum Parents’ House e os dez anos de carreira do maestro e compositor.
Ao piano solo junta-se o rapper e letrista Carlão, convidado especial de uma atuação com início marcado para as 19h.
A programação mantém ainda uma forte componente intercultural. No dia 20 de setembro, o Desfile pela Paz e Lavagem de Santo António propõe um encontro entre tradição afro-brasileira e cultura local, inspirado na tradicional lavagem das escadas do Senhor do Bonfim da Bahia.
O programa termina já em outubro, com dois dias dedicados à música portuguesa nos jardins do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta. A Mundu Nôbu Experience, a 3 de outubro, e o Lisboa Mistura, a 4, encerram um mês de programação que leva cultura e entretenimento a diferentes pontos da cidade.
Com uma programação descentralizada e de acesso gratuito, as Festas na Rua voltam assim a transformar Lisboa num palco aberto, aproximando música, cinema e cultura dos habitantes e visitantes da capital.












