De gôndola, teleférico ou barco, a DHL não deixa encomendas para trás

Entregar encomendas em todo o mundo pode ser um desafio. Seja a navegar pelos estreitos canais de Veneza, Itália, usando gôndolas, a subir a montanha mais alta da Alemanha por teleférico ou a atravessar o extenso Delta do Níger de barco, as entregas em diferentes regiões do mundo exigem frequentemente soluções criativas e personalizadas.

A entrega de carro ou bicicleta é praticamente inviável na cidade histórica de Veneza, por exemplo. Em vez de ruas, Veneza tem uma rede de canais. A DHL utiliza esta rede para entregar encomendas na cidade italiana através de gôndolas. Embora as gôndolas sejam ligeiramente mais largas do que os barcos esguios usados para transportar turistas pelos canais, são parte integrante do tráfego aquático no Grande Canal.

A entrega DHL através de gôndola acontece apenas numa outra cidade em todo o mundo: os canais (Grachten) de Amesterdão. Teleférico para a estação de correios mais alta da Alemanha O Grupo DHL opera a estação de correios mais alta da Alemanha – no Zugspitze, nos Alpes, a uma altitude de cerca de 2.600 metros.

O carteiro Andreas Oberauer entrega diariamente cartas e encomendas num dos locais mais remotos do país e esvazia a caixa de correio no planalto da montanha através de… teleférico. Quer faça sol ou chuva, é profissional e leva o correio de forma fiável através do Zugspitzbahn aos restaurantes e à plataforma de observação. “A vista deslumbrante compensa muito, mesmo que o tempo por vezes esteja revolto”, diz Oberauer.

Para entregas na cidade da África Ocidental de Lagos, na Nigéria, a DHL utiliza dois barcos. Operam diariamente entre o continente de Lagos e o distrito sul de Victoria Island. A travessia aquática demora apenas cerca de 18 minutos. Em contraste, a viagem por estrada pode demorar até três horas devido ao trânsito intenso e às estradas em mau estado.

Já na Noruega, a entrega faz-se de outra forma. Com aproximadamente 50 cm de comprimento e 20 cm de largura, as raquetes de neve usadas pelos estafetas em regiões com fortes nevões ajudam-nos a chegar aos  clientes. Estes sapatos especializados são utilizados em áreas remotas que não podem ser acedidas por veículos entrega normais. São fixados com tiras de velcro. A superfície plana e grande dos sapatos estabiliza a postura e evita que se afundem na neve.

Em Berlim, os estafetas da DHL também servem como capitães num barco movido a energia solar no rio Spree. “Os nossos clientes ficaram muito surpreendidos quando comecei a atravessar o rio”, diz o Capitão Dirk Braumann. “Toda a gente é simpática e nunca vi uma encomenda a cair na água!” Como o barco funciona com energia solar, não é apenas prático, mas também amigo do ambiente – um exemplo de como a DHL está comprometida com a logística sustentável e inovadora.

 

 

Artigos relacionados