De diva do rock’n’roll a estrela de anúncios: morreu Tina Turner

Tina Turner, a diva do rock’n’roll, morreu esta quarta-feira, na sua casa na Suíça, aos 83 anos, vítima de doença prolongada. Em 2016 foi-lhe diagnosticado cancro do intestino e em 2017 fez um transplante de rim.

A artista iniciou a sua carreira em 1950, mas foi na década seguinte que a fama chegou. Tina Turner alcançou o estrelato ao lado do marido Ike Turner, que conheceu em 1957, e com quem passou cerca de duas décadas. Contudo, a relação abusiva levou-a ao divórcio e a tentar a sorte sozinha. Depois de algumas falsas partidas, a cantora norte-americana tornar-se-ia um ícone da música.

Mas não só de singles e palcos se fez o percurso da artista, que também passou pelos ecrãs de televisão em diversos anúncios para marcas como a All Star ou a Pepsi e até um campeonato de rugby.

À semelhança de Rita Lee, também Tina Turner deu a cara pelos ténis da Converse, apropriadamente apelidados de All Star. O anúncio foi exibido na década de 80, quando a cantora esteve no Brasil. Já para a Pepsi pelo menos duas campanhas no cartório, ambas criadas ainda no século XX, e onde numa delas se pode ver Tina Turenr e Rod Stewart em palco, acompanhados do refrigerante.

Mas foi a colaboração com a liga australiana de rugby que parece ter marcado a sua passagem pela publicidade. A música de Turner inspirou fãs da modalidade, levando-os a um apoio incondicional pelo desporto, sentimento que se prolongou durante alguns anos, enquanto a artista participou nos anúncios.

Recentemente, e de acordo com o The Guardian, a National Rugby League entrou em contacto com o agente de Tina Turner para a trazer de volta a uma campanha ou para actuar ao vivo na final, reavivando a música “The Best”.

Artigos relacionados