Das vendas ao atendimento ao cliente. Estas são as áreas onde mais faltam pessoas em Portugal

Já está disponível a mais recente edição do estudo “Randstad Sourceright’s Global In-demand Skills Report”, segundo o qual vendas e desenvolvimento de negócio, atendimento ao cliente e gestão financeira serão as áreas com maiores necessidades de capital humano, em Portugal, no próximo ano.

Já de olhos postos em 2023, a análise revela que, na área de vendas e desenvolvimento de negócio, a competitividade de mercado, comparativamente com outros países, é de 7%, situando-se acima da média global de 5,4%. “Este parâmetro é calculado com base na percentagem de emprego que exige competências no ramo, comparado com os dados de oferta e procura. Quanto mais elevada for a percentagem, mais competitivo é o mercado”, explica a Randstad.

No campo do atendimento ao cliente, a competitividade em Portugal é de 9%, ficando na mesma posição do ranking que os Estados Unidos da América (10.º lugar). Quanto à gestão financeira, o estudo da Randstad revela que a competitividade de mercado em Portugal é de 2%, um ponto percentual abaixo da média dos 26 países analisados.

A Randstad alerta que a competitiva do mercado é um dos factores mais importantes para capitalizar e atrair profissionais para estas áreas, mas há também outros a ter em consideração, como a possibilidade de trabalho remoto.

Este é um dos benefícios mais mencionados para algumas funções, como apoio ao cliente. Nesta área, Portugal posiciona-se no top 3 dos países que mais oferecem esta oportunidade (26%), ficando apenas atrás da Argentina (30%) e da Roménia (28%).

Já no que aos cargos de gestão financeira diz respeito, verifica-se que o trabalho remoto tem uma aceitação mais lenta, mas Portugal regista, ainda, assim, 8% das vagas com esta condição, acima da média global que de 4,6%.

O mesmo estudo indica ainda que as ofertas de trabalho remoto para profissionais de vendas e desenvolvimento de negócio são mais elevadas, com a média global a apontar para 11,7% (18% em Portugal) das vagas a oferecer esta possibilidade. Os mercados que lideram esta categoria são os da Roménia (29%), República Checa (27%) e Argentina (22%).

Ler Mais



loading...
Artigos relacionados

Comentários estão fechados.