Da Terra Açoriana para a Terra de Todos

Nas mais belas paisagens dos Açores, a LactAçores descobriu a sua inspiração, desafiando a uma visita ao arquipélago dos Açores, através de uma experiência de sabores tradicionais e genuínos – desde o sabor lendário do Queijo São Jorge DOP, que remonta à ocupação da ilha de São Jorge pela comunidade flamenga há cerca de 500 anos, ao requintado São Miguel, o queijo de casca preta feito na ilha de São Miguel, ao mais puro leite Nova Açores, que provém directamente dos prados verdejantes de São Miguel para a sua mesa, não esquecendo o delicioso queijo prato curado Ilha Azul produzido na belíssima ilha do Faial.

Fundada em 2004, com 15 anos de história, a LactAçores valoriza a origem dos lacticínios açorianos, ao unir cooperativas açorianas de renome e partilhando sinergias. A LactAçores é formada pela união de quatro cooperativas: Unileite (ilha de São Miguel), Uniqueijo (ilha de São Jorge), CALF (ilha do Faial) e Leite Montanha (ilha do Pico) e comercializa, em exclusivo, os lacticínios produzidos pelas cooperativas, tais como leite, natas, queijo prato, queijo flamengo, queijo ilha, queijo São Jorge DOP e manteiga.

No entanto, existem produtos que se destacam no mercado pela diferenciação, como é o caso do Leite Nova Açores, do Queijo São Jorge DOP, do Queijo São Miguel e do Queijo Prato Curado Ilha Azul.

Desde a sua criação que a LactAçores se distingue pela qualidade dos produtos que comercializa, onde um rígido sistema de controlo de qualidade e segurança permite ser reconhecida com produtos de excelência que fazem parte do dia-a-dia de todas as famílias, em diversos momentos de consumo.

Respeitando a natureza, são criados os melhores lacticínios, com leite proveniente de vacas que animam e dão um colorido característico às paisagens paradisíacas de cada ilha e recorrendo à mais avançada tecnologia.

A estrutura operacional da LactAçores assenta em cinco plataformas instaladas nas ilhas e no continente, equipadas com unidades de armazenamento de última geração, bem como de frotas devidamente preparadas para o transporte dos seus produtos. Garante, assim, as melhores condições de conservação dentro dos exigentes parâmetros de segurança alimentar.

Estas plataformas, vocacionadas para o abastecimento dos mercados, encontram-se estrategicamente localizadas nas ilhas de São Miguel, São Jorge, Faial, Pico e em Portugal Continental, no complexo logístico de Vila Franca de Xira.

Chegam à mesa dos consumidores os lacticínios mais puros e tradicionais das ilhas de São Miguel, São Jorge, Faial e Pico, feitos de saberes e com sabor genuínos dos Açores e de acordo com elevados parâmetros de segurança alimentar. Estas ilhas têm a sua beleza no seu estado mais natural e puro, permitindo desta forma que as vacas pastem livremente, contribuindo para a produção de produtos de alta qualidade.

A LactAçores pretende ser uma empresa de excelência, com elevados índices de crescimento, quer no mercado interno, quer no externo. Pretende, ainda, que os seus produtos sejam apreciados e consumidos por todas as famílias, tendo sempre em conta as necessidades e especificações de cada um.

Respeitar e proporcionar o melhor da natureza açoriana, apostando na qualidade dos produtos é a missão da LactAçores.

Leite Nova Açores

Na excelência da Natureza que envolve a ilha de São Miguel são criados os leites Nova Açores. De cor branca, com aroma e sabor “sui generis”, o leite é proveniente de vacas que pastam livremente, o que faz com que produzam o melhor leite. A gama de leites Nova Açores é composta por Leite Gordo UHT, Leite Meio Gordo UHT, Leite Magro UHT, Leite Meio Gordo UHT Sem Lactose e Leite Meio Gordo UHT com Chocolate.

Queijo São Jorge DOP

Do melhor que a ilha de São Jorge tem para oferecer, a Uniqueijo – uma das cooperativas da LactAçores – cria há séculos o Queijo São Jorge DOP, um queijo distinto, de sabor lendário.

Obtido a partir de leite cru de vaca, o queijo São Jorge DOP é um queijo curado, de pasta dura ou semidura e cor amarelada, de aroma forte. Este queijo apresenta um sabor limpo e ligeiramente picante.

O queijo São Jorge DOP encontra-se disponível em várias curas, nomeadamente de 3, 4, 7, 12 e 24 meses, dando-lhe características distintas em cada uma das curas. Este ano, o queijo São Jorge DOP com sete meses de cura foi distinguido com o prémio “O Melhor dos Melhores 2019”, no 9.º Concurso Nacional de Queijos Tradicionais Portugueses.

Queijo São Miguel

Produzido no coração do arquipélago, na bela ilha de São Miguel, o Queijo São Miguel é um queijo curado de pasta semidura, com textura firme e apresentando uma cura mínima de nove meses.

Conhecido por muitos como o “queijo de casca preta”, é um produto com aroma e sabor forte e limpo, obtido a partir de leite de vaca pasteurizado.

Trabalhando sempre numa base de inovação e diferenciação ao longo dos anos, a LactAçores apostou este ano numa nova imagem, mais moderna e atractiva, para este produto, reforçando o seu posicionamento como sendo uma marca e um produto especial e único.

Com um sabor sem igual, é ideal para vários momentos de consumo à mesa, seja em petiscos, saladas, massas ou gratinados… a criatividade é o limite! Está disponível em formato inteiro, em fatias/cunhas e, já mais recentemente, apresentou-se também em formato ralado, pensado para responder à conveniência dos consumidores.

Queijo Prato Curado Ilha Azul

Produzido na bela ilha do Faial, o Queijo Prato Curado Ilha Azul é um queijo que recebeu o nome pelo qual é apelidada a ilha de onde provém o leite que lhe confere um sabor único. Trata-se de um queijo curado de pasta semidura, feito a partir de leite de vaca pasteurizado. Para comer às fatias, aos cubos ou como preferir, este queijo faz as delícias de miúdos e graúdos.

Sucesso da LactAçores

A LactAçores faz um balanço bastante positivo destes 15 anos de actividade, apesar das dificuldades inerentes ao sector. Neste período a facturação triplicou, tendo atingido em 2018 cerca de 87 milhões de euros. Por sua vez, o volume de leite transaccionado quintuplicou e o volume de quilos de manteiga e queijo duplicou.

Em 2018, a LactAçores alcançou cerca de 89 milhões de litros de leite transaccionados e 12 mil toneladas de queijo e manteiga.

Estes valores de sucesso devem-se muito aos produtores, a todos os colaboradores e aos consumidores, que têm vindo a acreditar e confiar nos produtos produzidos pela União de Cooperativas.

Ainda este ano, a LactAçores irá complementar o seu portefólio de produtos, acreditando desde já que os novos lançamentos irão ao encontro das tendências e das actuais necessidades do consumidor.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Deloitte tem nova liderança no Marketing e Comunicação
Automonitor
Elétricos: Galp vai inaugurar primeiro ponto de carregamento em São Miguel