Cuga: Mais saúde à mesa

Cadernos
Marketeer
10/10/2025
10:15
Cadernos
Marketeer
10/10/2025
10:15


Partilhar

Os cogumelos tanto fazem brilhar alimentos proteicos (carne, peixe ou bacalhau), como os substituem. São antioxidantes, anti-inflamatórios e anticancerígenos. São um superalimento.

Em Maio deste ano, chegou ao mercado a primeira marca de cogumelos frescos produzida em Portugal. A Cuga passou a disponibilizar aos consumidores cogumelos cuidadosamente seleccionados e embalados, assegurando um produto de elevada qualidade, fresco e muito cuidado na apresentação.

«Esta nova oferta “premium” tem duas enormes vantagens: por um lado, disponibiliza, aos portugueses em geral, a cozinheiros e a chefs nacionais, várias versões de um alimento que é essencial para um estilo de vida saudável e para experienciar novas tendências da cozinha contemporânea», afirma Nuno Pereira, CEO da Cuga.

«Por outro lado, coloca no mercado um superalimento com efeitos preciosos para a saúde», acrescenta.

A Cuga propõe 12 receitas especialmente desenvolvidas para os cogumelos da marca. «As receitas associadas ao QR code das nossas embalagens mostram às portuguesas e aos portugueses como os cogumelos acrescentam sabor e interesse a muitos pratos tradicionais», afirma Cláudia Ferra, responsável de produto da Cuga.

«Em certos pratos, os cogumelos substituem de uma forma espectacular o peixe, a carne ou o bacalhau.» Segundo Cláudia Ferra, tanto fazem brilhar alimentos ricos em proteína, como os substituem: «Os cogumelos são um alimento gourmet por excelência.»

Nos cogumelos “Clássicos”, o segmento “Fusão” disponibiliza um mix para grelhar, um mix “oriental” para o wok e um mix “baby” ideal para risotto.

Na gama “Únicos”, os consumidores têm uma selecção de cogumelos para rechear ou saltear. Quanto aos “Sazonais”, a Cuga aposta nos períodos de maior consumo e apresenta ao mercado combinações de diferentes cogumelos em pequenos cabazes, com as espécies que acompanham melhor os pratos de cada altura festiva.

PARA TODA A FAMÍLIA

As 12 receitas que a Cuga propõe nas suas embalagens são: 1. Aveludado (com cogumelos branco+enoki); 2. Açorda (shitake); 3. Cabidela (portobello+marron); 4. Cogumelos da horta (eringi); 5. Pataniscas (enoki); 6. Feijoada (pleurothus); 7. Torricado de shimeji e queijo da ilha (shimeji); 8. Caldeirada (shimeji brancos+enoki); 9. Xerém (shimeji brancos); 10. Cogumelos à brás (shimeji castanhos); 11. Cogumelana (pleurothus); 12. Cogumelos recheados (brancos gigantes).

Para além das qualidades gastronómicas, os cogumelos possuem benefícios para a saúde muito significativos. A Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos da América, divulga que as propriedades mais interessantes dos cogumelos são as suas substâncias vegetais não nutritivas – polissacarídeos, indóis, polifenóis e carotenóides – que, em estudos celulares e animais, revelam efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e anticancerígenos.

«Os cogumelos são perfeitos para quem procura uma alimentação equilibrada, são alimentos com um perfil nutricional completo, ideais para um estilo de vida moderno e consciente », afirma Cláudia Ferra.

Com apenas 20-30 calorias por cada 100 gramas, os cogumelos são uma excelente fonte de proteínas vegetais, fibras e compostos bioactivos que contribuem para a saúde e para o bem-estar das famílias. Para os consumidores que seguem dietas vegetarianas ou veganas, este superalimento é uma fonte completa em aminoácidos essenciais, um verdadeiro aliado para uma alimentação nutritiva.

Em termos criativos, a Cuga conta com a NUTS – a agência criativa especializada no segmento Food&Travel.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Alimentação Saudável”, publicado na edição de Setembro (n.º 350) da Marketeer.




Notícias Relacionadas

Ver Mais