Criativo português imagina como seria se Nike e Adidas apelassem ao voto

Gelado e política podem andar de mãos dadas. Isso mesmo veio comprovar a mais recente campanha da Ben & Jerry’s em Portugal, através da qual a marca desafia os consumidores a imaginarem um mundo onde só existisse um sabor de gelado. E se o mesmo exercício for aplicado às eleições legislativas?

Sob o mote “Não sejas baunilha e vai votar”, a Ben & Jerry’s procura incentivar os portugueses a saírem de casa em direcção às urnas, reduzindo os níveis de abstenção em Portugal. Com criatividade da Mosca Publicidade, a mensagem está espalhada pelas ruas e pelas plataformas digitais, contando também com divulgação através de uma parceria com a Cidade FM.

Mas e se outras marcas seguissem o mesmo exemplo? Este foi o ponto de partida para um exercício de criatividade levado a cabo por Miguel Mota Sousa, Marketing manager na BASE, empresa de serviços jurídicos. «Depois de ver a campanha da Ben & Jerry’s feita pela Mosca Publicidade a incentivar ao voto, achei piada fazer uma campanha para a Nike e para a Adidas com o mesmo objectivo», partilhou o profissional no LinkedIn.

Em declarações à Marketeer, Miguel Mota Sousa conta que a ideia surgiu ao volante: enquanto conduzia, cruzou-se com um outdoor de António Costa e pensou que poderia haver mais marcas a incentivarem ao voto. «Imaginei o boletim de voto e a marca que encaixava melhor era a Nike, com o seu símbolo», lembra.

«Pensei que era giro fazer algo do género com outras marcas e surgiu-me a ideia do seu principal concorrente, a Adidas. E resolvi fazê-lo! Ao imaginar o logo, pensei como se podia encaixar no mundo político e lembrei-me das sondagens!»

Apesar de não se tratarem de campanhas oficiais das duas marcas, é comum o desenvolvimento de projectos deste tipo, que imaginam como determinados temas poderiam ser trabalhados por insígnias bem conhecidas do público. Designados spec ads, são anúncios criados sem qualquer ligação contratual, muitas vezes por estudantes universitários para trabalhos ou para a construção de portefólio.

Artigos relacionados