Crianças, jovens e adultos chamados a programar

Entre 15 e 23 de Outubro, a União Europeia intensifica o foco na programação e incentiva todas as pessoas a partilhar a sua experiência ou a aprender com quem já sabe. A Code Week terá lugar também em Portugal e promete workshops e palestras, um pouco por todo o País.

Também conhecida como Semana Europeia da Programação, a iniciativa propõe a utilização da programação informática enquanto instrumento de criação. Deste modo, crianças, jovens, adultos, pais, professores, empresários e responsáveis políticos são convidados a reunir-se em eventos dedicados ao tema.

Em cada país, existem voluntários, conhecidos como embaixadores, que organizam a Code Week. No caso de Portugal, é Bruno Ferreira o responsável: «Através da programação podemos transformar intuições em soluções, ideias em inovação. Não é uma questão meramente tecnológica, o que está em causa é o investimento na capacitação pessoal. O pensamento computacional explora e fomenta o potencial de criatividade», refere o embaixador, explicando a importância do evento.

Para já, o site da Code Week indica que existem sete eventos preparados em Portugal: três na zona de Lisboa, dois em Viseu, um em Braga e outro em Aveiro. Adicionalmente, todas as escolas são convidadas a organizar os seus próprios eventos no âmbito do desafio CodeWeek4All, sendo que as instituições que atingirem uma taxa de participação de pelo menos 50% recebem um certificado de excelência na literacia de programação. No ano passado, 600 escolas participaram no desafio e 200 delas receberam o certificado.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
7 formas para se voltar a apaixonar pelo seu trabalho
Automonitor
História: O dia em que o Papamóvel foi salvo