Crianças ensinam com Garnier Ambre Solaire

Depois dos D.A.M.A, no ano passado, terem promovido hábitos saudáveis de exposição ao sol com a criação de uma música e videoclip, este ano é a vez de serem as crianças a ter o papel de influenciadores.

A edição da campanha de 2017 de prevenção solar da Garnier Ambre Solaire tem, uma vez mais, o objectivo de educar e consciencializar a população portuguesa promovendo hábitos saudáveis de exposição ao sol, em parceria com a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC).

Em 2017, os verdadeiros ‘Heróis do Sol Saudável’ são as crianças que nos vídeos da campanha ‘Porque o sol é mais saudável quando estamos juntos’ “ensinam aos pais, de forma divertida, as regras para se protegerem do sol e evitarem os seus malefícios”, explica a marca.

Apesar da campanha arrancar ainda em Maio, o concurso nacional ‘Heróis do Sol Saudável’ – que visa reunir fotografias de milhares de crianças como ‘Heróis do Sol Saudável’- verá o seu início apenas no mês de Junho na página de Facebook de Garnier. A Garnier Ambre Solaire pretende assim estimular a partilha de fotografias de crianças e adultos que mostrem comportamentos responsáveis ao sol e premiar as fotografias mais criativas. Vão ser distribuídos três prémios finais para as famílias portuguesas aproveitarem o Verão. O 1º prémio tem um valor de 500€ e é composto por estadias nas Pousadas de Portugal, e ainda bilhetes para o Aquashow e Kidzania. Por sua vez, os vencedores semanais vão receber cabazes de produto Ambre Solaire e Garnier para toda a família.

A marca criou ainda o espaço “Escola de Surf Ambre Solaire” na Kidzania, onde as crianças podem aprender as técnicas de surf e viver uma experiência de surf através de óculos com realidade virtual. Mas antes de “começarem a surfar”, as crianças aprendem as 5 Regras de Ouro do Sol para uma exposição solar correcta e a aplicar correctamente protector solar.

Margarida Condado, directora de Marketing da L’Oréal Portugal, explica em entrevista à Marketeer, o porquê da aposta nas crianças como embaixadores.

Quais os motivos da aposta nas crianças para fazer passar a mensagem da Ambre Solaire?

Acreditamos que as crianças podem ser os grandes embaixadores desta causa da protecção solar e que serão veículos muito importantes na transmissão de mensagens importantes junto de pais e professores, tornando-se assim verdadeiros ‘Heróis do Sol Saudável”.

Esta iniciativa adquire este ano duas vertentes. A primeira está ligada ao projecto educativo nas escolas com a 4ª edição do projecto “Heróis do Sol Saudável”, em parceria com a LPCC e com o apoio da Direção-Geral da Educação. Esta iniciativa pretende impactar mais de meio milhão de crianças em idade escolar de 1º ciclo, ou seja do 1º ao 4º ano, e é junto desta geração que queremos, desde já, promover um comportamento responsável perante o sol. A segunda, com uma campanha local em que as crianças são os protagonistas de mensagens de protecção solar e ensinam aos adultos as regras para um comportamento correcto ao sol.

Esta não é a primeira vez que a marca se centra nas crianças. É uma estratégia que resulta?

É uma estratégia que resulta porque as crianças são veículos muito importantes na transmissão das mensagens que aprendem na escola junto das suas famílias. Além disso, faz parte da missão de Ambre Solaire, contribuir de forma activa para a protecção da pele das famílias portuguesas e por isso, a marca assume a responsabilidade de melhorar os hábitos de exposição solar junto das gerações futuras.

No ano passado tiveram os D.A.M.A como embaixadores da marca. Quais os resultados desta associação?

A música é sempre uma forma lúdica de fazer passar uma mensagem e a parceria com os D.A.M.A foi positiva para aumentar a dimensão do movimento. É um grupo musical transversal e abrangente que chega a vários targets, para além das crianças.

Este ano não equacionaram manter a parceria com os músicos?

A parceria com os D.A.M.A surgiu no âmbito do concurso que foi lançado nas escolas e que desafiava os alunos a recriarem um videoclip inspirado no vídeo original da música “Joni Lagostim” criada para o movimento “Juntos Por Um Sol Saudável”. Este ano, decidimos focar-nos verdadeiramente nas crianças como protagonistas deste movimento e como verdadeiros Heróis do Sol Saudável. Assim, quisemos simplificar a dinâmica com as escolas e distribuir materiais educativos para que os educadores e as crianças possam usar da forma que lhes for mais conveniente, sem exigir tanto esforço por parte das escolas e aumentando o alcance da iniciativa.

A Ambre Solaire está integrada no Grupo L’Oréal que tem várias outras marcas com produtos para o sol. Quais as especificidades da marca que a faz distinguir das marcas-irmãs?

Desde há vários anos que a Garnier Ambre Solaire tem investido fortemente tanto na pesquisa e fabrico de produtos que ajudam a proteger a pele dos eventuais malefícios da exposição solar, como sensibilizando para a mudança de hábitos e comportamentos que visam a prevenção do cancro da pele.

Verificámos que os portugueses ainda adoptam comportamentos errados ao sol, por exemplo, apenas 53% dos portugueses só aplica protetor quando sente a pele a queimar e 40% não renova a aplicação*, por isso o nosso papel e missão enquanto marca também deve ser educar para a prevenção solar, e nomeadamente actuar na prevenção do cancro da pele.

Por estas razões, a marca associou-se à Liga Portuguesa Contra o Cancro, há 17 anos e esta parceria tem sido fundamental para o cumprimento dos objectivos pedagógicos junto dos portugueses, uma vez que esta entidade desempenha um papel primordial na prevenção do cancro da pele e na mudança de comportamentos.

Os cuidados a ter com o sol são iguais em todas as idades?

É preciso ter especial cuidado com os bebés que não devem ser expostos ao sol. As crianças têm uma pele mais fina e sensível e por isso é fundamental utilizar uma protecção 50+ com regularidade, usar vestuário de protecção e evitar as horas em que o sol está mais forte. Também as pessoas com pele e olhos claros são mais sensíveis ao sol e devem aplicar regularmente protecção solar de índice elevado. Mas todas as pessoas, independentemente da idade, devem seguir as regras de ouro para uma correcta protecção do sol: evitar o excesso de exposição solar, evitar o sol nas horas de mais calor, aplicar o protector antes da exposição solar e reaplicar frequentemente, usar vestuário de protecção como chapéu e óculos de sol. O sol é bom e faz bem à saúde mas quando seguimos estes conselhos.

A gama de Ambre Solaire é vasta. Quais os produtos que não podem mesmo faltar numa casa que tenha crianças?

Garnier Ambre Solaire tem, uma gama completa com protectores solares especialmente desenvolvidos a pensar nas crianças. É importante que os protectores solares para crianças tenham uma protecção solar adaptada à sua pele sensível e à sua actividade, com texturas fáceis de aplicar, duradouras, resistentes à água e às brincadeiras! A gama Garnier Ambre Solaire para crianças, além de incluir filtros solares avançados, com protecção muito alta contra os UVB e os UVA, é adaptada à pele clara, sensível e intolerante ao sol, tem texturas concebidas para uma óptima eficácia, conforto e facilidade de utilização e todos os seus produtos são testados sob controlo pediátrico. O Spray Crianças 50+ em formato “pistola” para crianças é o nosso top seller pelo formato familiar e pela facilidade de aplicação.

*Fonte: OMD “Snapshots Sun Creen Category” Fevereiro, 2015

Veja aqui o vídeo da campanha.

Texto de Maria João Lima

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Estes 10 benefícios vão ser os mais desejados pelos colaboradores em 2020
Automonitor
Os peculiares protótipos que a Daihatsu vai levar a Tóquio