Continente cresce com a “mensagem da Mariana”: mais seguidores e mais downloads da app

“Teste Mariana. Recebeste?” foi a mensagem enviada pelo Continente a pelo menos uma parte dos titulares de Cartão Continente e que acabou por se transformar no ponto de partida para várias brincadeiras online. Aquilo que parece ter sido um engano inspirou comentários de outras marcas e até o próprio Continente decidiu juntar-se: “Todos receberam a mensagem? A Mariana está preocupada”, questionou a cadeia de supermercados no Instagram.

Mas será que os resultados deste engano ficam por aqui? Segundo Paulo Rossas, não. O Chief Innovation Officer na Lisbon Digital School partilhou no LinkedIn dados sobre o efeito deste fenómeno, nomeadamente em termos de download da aplicação que deu origem à mensagem: durante o passado sábado, a aplicação Cartão Continente subiu 14 posições no ranking dos downloads para Android, em Portugal. No que ao iOS diz respeito, verificou-se uma escalada de oito posições logo no primeiro dia.

Segundo Paulo Rossas, notou-se também um incremento de 600 seguidores no Instagram, no primeiro dia, subindo para mais 800 no dia seguinte. Estes números contrastam com a média habitual de 200 novos seguidores por dia. Destaque ainda para os comentários, que passaram de uma média de sete para mais de 300 na publicação em que o Continente dá conta da Mariana.

Nas restantes redes sociais, as consequências são semelhantes: 60 novos fãs no Twitter (versus os sete habituais) e aquele que será, provavelmente, o melhor post do ano com 117 retweets e 650 gostos (aquando da publicação de Paulo Rossas no LinkedIn, durante o dia de ontem). A média nesta plataforma costuma ser de oito gostos e dois retweets.

No Facebook, por seu turno, não houve mais fãs a somar com base na mensagem da Mariana, mas o indicador “talk about”, ou seja, o indicador que mede a presença de uma marca nas conversas e partilhas, subiu 3.000 no primeiro dia e 8.000 no segundo.

Quanto ao LinkedIn, a média do Continente era de 200 gostos por publicação e apenas alguns comentários, mas o post sobre a Mariana recolheu, pelo menos, 1.500 gostos e 30 comentários.

«Resta saber se levou muitas pessoas ao website», reflecte o profissional, acrescentando que nesta análise não são contabilizadas «as dezenas de posts, incluíndo este, no LinkedIn e a quantidade de marcas que tentaram capitalizar o momento».

Confira, em baixo, alguns dos conteúdos partilhados por marcas na sequência da mensagem enviada pelo Continente aos seus clientes. Desde o Lidl ao Licor Beirão, passando pela Staples, Control ou Millennium bcp, entre outros:

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