Continente: Ao lado da música e dos clientes

O Continente quer estar onde estão os seus clientes e os festivais de música são relevantes para a marca, porque muitos significam oportunidades de entretenimento para as famílias e experiências únicas para os consumidores. «Queremos continuar a celebrar a alegria e o convívio – que tanta falta nos têm feito nos últimos anos – em conjunto com os clientes, e se pudermos facilitar o acesso a essas experiências, através de bilhetes com desconto, como no caso do Rock in Rio, ou de eventos gratuitos, como o Festival da Comida Continente, tanto melhor», comenta Tiago Simões, director de Marketing da MC. Noutros casos, a presença do Continente é mais cirúrgica, como a activação e disponibilização de serviços específicos para o público em causa, como o Continente Online em festivais dedicados a um target mais jovem.

Adicionalmente, estes eventos, que abrangem diferentes interesses e idades, têm, nos últimos anos, conciliado as experiências de entretenimento com a consciencialização e sensibilização para temas como a alimentação equilibrada ou a sustentabilidade ambiental, o que é comum à actuação da marca Continente.

Mas mais do que marcar presença em diferentes festivais há várias edições (como o Rock in Rio ou o MEO Sudoeste, por exemplo), e de ter já um largo histórico de eventos próprios Continente – da Festa da Família ao Festival da Comida Continente, sem esquecer o Mega Piquenique ou o Festival #BomParaPortugal –, o importante para o Continente é poder manter esse legado e continuar a proporcionar experiências aos consumidores. Os pontos altos deste percurso são, segundo Tiago Simões, as pessoas que já conseguiram levar a diferentes eventos, festivais e concertos e poderem continuar a fazê-lo, «porque o Continente é uma marca que está ao lado das famílias portuguesas em muito mais ocasiões do que a ida às compras».

O director de Marketing frisa que «há uma sintonia de valores familiares, de convívio, de celebração», que une a marca às famílias e que continuarão a privilegiar – seja ao criarem estas experiências ou ao facilitarem o acesso a experiências de parceiros, através de descontos em Cartão Continente, por exemplo. E, além do acesso, fazem questão de estar presentes nos festivais com activações da marca, que promovem este contacto directo entre os visitantes e o Continente.

Em 2022, as experiências de marca Continente vão fazer questão de alavancar o eixo da sustentabilidade e sensibilizar os visitantes para esta temática. A vertente alimentar nunca deixará de estar presente, é o centro do que fazem e isso reflecte-se em todas as activações da marca, mas a preservação do meio ambiente e a promoção de boas práticas ambientais e de consumo consciente são algo em que querem apostar fortemente.


TERRITÓRIO DA MÚSICA

O Continente é parceiro do Rock in Rio, que este ano se realiza nos dias 18, 19, 25 e 26 de Junho. O território da música estassociado a um ambiente agregador, do qual a marca também partilha e, por isso, esta associação ao Rock in Rio surge de forma natural. Tiago Simões explica que, através deste tipo de parceria, pretendem reforçar os laços de proximidade com os consumidores, proporcionando-lhes momentos de descontracção e lazer. Por outro lado, diz, a «parceria permite-nos facilitar o acesso das famílias a novas experiências e formas de entretenimento, fazendo com que o nosso relacionamento com os clientes vá além das lojas e dos produtos/serviços que disponibilizamos».

O Continente terá várias surpresas e activações para os seus clientes, nomeadamente o Continente Chef’s Garden. «Mais do que uma alimentação e consumo consciente, queremos promover um estilo de vida saudável e sustentável. Acreditamos que com o Continente Chef ’s Garden temos uma oportunidade para transformarmos a nossa ambição em acções concretas, em impacto e esta é uma missão que não se esgota.»


FOCO NAS PESSOAS E NO BEM-ESTAR

Outra das apostas para este ano é a 4.ª edição do Festival da Comida Continente, o único evento gratuito em Portugal que junta o espectáculo da música às mais recentes novidades do território da alimentação. Regressa ao Parque da Cidade do Porto, nos dias 9 e 10 de Julho. «É uma oportunidade única para os visitantes imergirem em dois dias repletos de experiências gastronómicas, desde showcookings, workshops e degustações, podendo ainda ter contacto próximo com marcas portuguesas e chefs de renome», frisa o director de Marketeting.

O cartaz da 4.ª edição promete ser ecléctico e transversal e há ainda a garantia de animação infantil e desportiva, bem como diversas áreas com actividades e experiências diferenciadoras. “Cozinha dos Chefs”, “Cozinh’Arte”, “Academia Continente” e “Praça dos Vinhos” são alguns dos muitos espaços a visitar.

O Festival da Comida Continente é, para Tiago Simões, «o retrato mais do que perfeito do posicionamento e da maneira de encarar o negócio do Continente, que vai muito além dos números e que se centra, acima de tudo, nas pessoas e no seu bem-estar. O Continente tem como missão fomentar uma relação de extrema proximidade com os seus clientes, acompanhando as tendências de consumo da sociedade e tendo noção absoluta das suas necessidades».

O director de Marketing recorda que a 3.ª edição do Festival da Comida Continente, em 2019, superou o sucesso dos anos anteriores e juntou mais de 500 mil pessoas para festejar a comida, a música e, sobretudo, a vida saudável. Essa edição contou com alguns dos mais reputados chefs de cozinha nacionais e internacionais para dar a provar as suas criações gastronómicas; serviram mais de 30 mil refeições e contaram com um cartaz musical de luxo que, teve pela primeira vez, um intérprete internacional, Luis Fonsi, com o seu hit “Despacito”.

Houve ainda oportunidade de revelar uma ainda maior preocupação ambiental com a reciclagem de material inorgânico, tendo recebido a certificação 3R6. «Evitámos por completo o desperdício alimentar ao doarmos a várias instituições os excessos de comida resultantes do festival.»


TOCAR OUTRAS MELODIAS

Num âmbito diferente, o Continente é patrocinador da Sinfónica ao Domingo da Casa da Música. Tiago Simões recorda que a Casa da Música é um símbolo da cidade do Porto, precisamente onde a marca Continente nasceu, em 1985, com a inauguração do Continente de Matosinhos.

E, apesar da actuação nacional da marca – com lojas espalhadas por todo o País, incluindo ilhas –, algo que caracteriza a marca é a relação próxima com as comunidades em que se insere. «A Casa da Música é um marco incontornável da Invicta e um ponto de encontro das famílias portuenses, e por isso faz sentido para o Continente apoiar a Sinfónica ao Domingo», assegura o director de Marketing

E há que não esquecer que a música tem sido, também, uma das apostas do Continente ao longo dos anos nas suas campanhas de Natal, seja as mais focadas no público adulto ou no infantil. «A música é um território muito relevante para as marcas porque desperta emoções. Nas campanhas do Continente queremos gerar e reforçar emoções positivas, sobretudo em épocas como o Natal, tão importante para as famílias.» E o público mais novo é muito receptivo às campanhas musicais. A Leopoldina e a Popota continuam a fazer as delícias das crianças, e dos seus pais, sobretudo na época natalícia. «Queremos continuar a contribuir para alimentar essa magia e recriar essas vivências da infância ao longo dos anos», remata Tiago Simões.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marcas na Música”, publicado na edição de Junho (n.º 311) da Marketeer.

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