Consumidores usam uma média de 5 serviços de streaming de vídeo em todo o Mundo

Com o número de serviços de streaming de vídeo à disposição dos espectadores a crescer, é natural que também o número de plataformas deste tipo utilizadas por cada pessoa aumente. Dados da Omdia mostram que, a nível global, as audiências acedem a uma média de cinco serviços de streaming de vídeo – como Netflix, HBO Max, Amazon Prime ou Hulu, por exemplo.

A mesma análise, reportada pelo WARC, sugere que a tendência será para continuar a alargar o leque de serviços a que cada pessoa tem acesso e que usa para ver diferentes conteúdos, desde séries e filmes a documentários, produções originais e exclusivas.

Para se conseguirem destacar por entre a concorrência, as plataformas poderão ter de se focar em segmentos mais específicos, como determinados grupos etários, por exemplo. Conteúdos pensados para seniores poderão ser um caminho a seguir.

Por países, verifica-se que os Estados Unidos da América são, entre os mercados analisados, aquele onde as pessoas usam mais serviços de streaming de vídeo: média de 7,06 no primeiro semestre deste ano. É também o único país onde se nota uma ligeira descida entre a segunda metade de 2020 e os primeiros seis meses deste ano (de 7,23 para 7,06).

Os restantes países apresentam uma subida. No Reino Unido, por exemplo, a média passou de 5,32 para 5,78, ao passo que França subiu de 4,6 para 4,96, nos períodos em análise.

O WARC alerta que o facto de os consumidores estarem a usar mais serviços de vídeo vem dificultar a avaliação do desempenho por parte das plataformas. Com audiências mais dispersas, verifica-se um novo nível de complexidade na análise do comportamento.

Artigos relacionados