Consumidores confiam mais nas marcas locais

As marcas com escala local parecem estar a conquistar cada vez mais adeptos. Um estudo elaborado pela McCann Truth Central, com base em mais de 24 mil entrevistas em 29 países, indica que 56% dos consumidores confia mais nas marcas locais do que nas globais. Em 2015, este indicador não ia além dos 43%.

O problema não está especificamente nas marcas comerciais, alargando-se também às institucionais: 72% das pessoas inquiridas considera que as instituições como o Banco Mundial e a ONU não entendem as verdadeiras necessidades dos países e respectivos cidadãos.

Contudo, apesar do clima de desconfiança, o mesmo estudo revela que 81% aponta as marcas globais como potenciais promotoras do bem comum, uma vez que têm o alcance necessário para espalhar boas práticas.

«A conclusão chave sobre a atitude das pessoas, a nível global, é de que os consumidores, apesar de tudo, acreditam no poder das marcas e das empresas no sentido de actuarem de forma positiva. De facto, confiam mais nas marcas e corporações globais do que nas instituições, organismos políticos ou outras organizações», afirma Suzanne Powers, directora-global de Estratégia da McCann Worldgroup, citada pelo site espanhol Marketing News.

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