Conseguiria viver com o salário mínimo nacional?

“Quem é que perdeu mais nos últimos anos com a crise?” é o ponto de partida do novo projecto digital da Fundação Francisco Manuel dos Santos. A plataforma Portugal Desigual tem como missão apresentar os números necessários para responder à questão inicial, deixando de lado os argumentos muitas vezes infundados.

Na plataforma estão os resultados do mais recente estudo “Desigualdade do Rendimento e Pobreza em Portugal: Consequências Sociais do Programa de Ajustamento”, da autoria de Carlos Farinha Rodrigues.

Partindo dos dados do estudo, a fundação dividiu o site em quatro grandes questões, respondidas com a ajuda de estatísticas e gráficos interactivos: quem mais perdeu com a crise?; a crise foi pior em Portugal do que na Europa?; quanto se ganha em Portugal? e desigualdade e pobreza são o mesmo?

A título de exemplo, e recorrendo à interactividade da plataforma, é possível comparar uma família portuguesa pobre e uma família dinamarquesa nas mesmas condições e perceber, tendo em conta as despesas do utilizador, se o mesmo conseguiria viver com o salário mínimo.

Os textos explicativos são da autoria da jornalista Raquel Albuquerque, sendo que podem ser encontrados também artigos do jornal Expresso e reportagens da SIC – parceiros do projecto Portugal Desigual. Existe ainda um glossário e ferramentas que permitem calcular a linha de pobreza ou perceber o que se considera viver em privação material severa. A B. creative media foi responsável pelo desenvolvimento do conceito editorial e da plataforma digital.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
A sua empresa pode fazer sorrir crianças hospitalizadas. Saiba como.
Automonitor
Novo Alpine A110S pronto para encomendar em Portugal