Congresso Nacional Marketing Leads Business quer reduzir o gap entre universidades e empresas

Há um novo evento dedicado ao Marketing a nascer em Portugal. Falamos do Congresso Nacional Marketing Leads Business cuja primeira edição irá acontece já amanhã, dia 21 de Junho, entre as 9h e as 18h30, no IPAM Lisboa.

Fruto de uma parceria entre o IPAM – Instituto Português de Administração de Marketing e a APPM – Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing, o evento tem como missão quebrar a barreira que ainda existe entre o mundo académico e as empresas. Marta Bicho, directora do IPAM Lisboa, refere que é necessário reduzir este gap: «Pretendemos chegar mais perto dos profissionais do mercado e partilhar o conhecimento que é produzido e testado através da investigação académica, com o objectivo de ser aplicado nas empresas.»

Em entrevista à Marketeer, a responsável explica ainda que o congresso se irá distinguir de outras conferências ou cimeiras dedicadas a este tema por juntar investigadores e profissionais de Marketing. «Não é só necessário, como urgente», sublinha. «Existem alguns congressos onde se congrega a academia e os profissionais do mercado, mas não um congresso que seja somente destinado a profissionais e em que os oradores sejam somente académicos com experiência de mercado», acrescenta.

Marta Bicho acredita que este será um evento win-win, uma vez que permitirá aos profissionais presentes desmitificar o preconceito que ainda prevalecerá de que a investigação académica é somente teórica e que não tem aplicabilidade à realidade empresarial. Quando, na verdade, as «empresas podem beneficiar de um conhecimento actual e testado cientificamente». De acordo com a responsável, «os investigadores olharam para os desafios do mercado empresarial e estudaram novas soluções e modelos aplicáveis à realidade empresarial, que irão apresentar no congresso».

Os três principais temas abordados no Congresso Nacional Marketing Leads Business serão Sustentabilidade, Consumidor e Pessoas & Estratégia, tanto através de seminários como de workshops. “Burnout e ambientes de trabalho saudáveis”, “Tecnologia e sustentabilidade”, “O poder da marca Portugal”, “A cor como ferramenta de marketing e gestão”, “Identificação de perfis na cultura de consumo”, “Insights de sustentabilidade”, “Marketing The Unknown; Neurociência, marketing e negócios”, “Inteligência artificial na jornada do consumidor” e “E+R-commerce, digital marketing e a evolução constante do omnichannel” serão os motes de debate.

«A selecção dos temas foi feita com base nos desafios actuais das empresas», adianta Marta Bicho. «O mercado empresarial está cada vez mais dinâmico, principalmente nos últimos dois anos, e há alterações e mudanças constantes a que as empresas têm rapidamente de se adaptar. Por exemplo, nestas mudanças do mercado, é urgente explorar novas perspectivas relacionadas com o entendimento de padrões de mentalidade, de comportamento e mapeamento de perfis na cultura e consumo, assim como entender o papel da neurociência para delinear estratégias de negócios», explica a directora do IPAM Lisboa. Há que ter em consideração também palavras-chave como digitalização, sustentabilidade ou liderança.

E poderá o Congresso Nacional Marketing Leads Business crescer? Marta Bicho avança que estão previstas novas edições e também a sua extensão a outras cidades, como o Porto, onde se localiza o outro campus do IPAM. «O objectivo é ser um evento anual. Quanto ao formato do evento, iremos, depois desta primeira edição, analisar os resultados e perceber se outros formatos poderiam ser interessantes para os profissionais de marketing.»

Texto de Filipa Almeida

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