Condutores portugueses são fãs de multitasking

Mais de metade dos condutores portugueses já teve um acidente rodoviário, 85% usa diariamente o automóvel, 62% utiliza o veículo para fazer percursos diários médios de até 50 quilómetros e 39% gasta em média entre 30 e 60 minutos todos os dias a conduzir. Em traços gerais, assim é o perfil do condutor português, de acordo com um estudo divulgado pela Continental Pneus Portugal e com coordenação do IPAM.

O mesmo estudo revela que o condutor português preocupa-se especialmente com a segurança rodoviária perante condições meteorológicas adversas (92%), seguindo-se em ex-aqueo as situações em que transportam crianças e os momentos em que conduzem cansados (89%). O terceiro cenário em que os portugueses mais se preocupam com a segurança ao volante está relacionado com viagens com companhia (76%).

Existe ainda outro factor de destaque na caracterização do condutor português: é fã de multitasking. No caso dos jovens, a condução é praticada em simultâneo com actividades como colocar maquilhagem, cantar e ouvir música, fumar, usar o telemóvel e tomar o pequeno-almoço. Já as famílias com filhos, optam por ler e responder a emails, enviar SMS, gerir a agenda, lanchar, almoçar, tratar da maquilhagem e ainda cuidar das crianças no banco traseiro.

Pedro Teixeira, director-geral da Continental Portugal, explica que a origem do estudo está no facto de que 90% dos acidentes terem causa humana: «Partindo desta evidência era importante percebermos melhor o condutor português», refere em comunicado. «Na posse da informação e dos dados extraídos do estudo, podemos agora de uma forma mais direccionada e eficaz comunicar com os diferentes targets, sensibilizá-los para o risco.»

O estudo surge ainda integrado na estratégia “Visão Zero Acidentes” da marca, que tem como objectivo registar zero mortos, zero feridos e zero acidentes nas estradas. Pedro Teixeira conta que como empresa socialmente responsável, assumem o compromisso de trabalhar para esta visão.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Portugal atraiu 610 estrangeiros «altamente qualificados» através deste programa
Automonitor
Regulamento da mobilidade elétrica obriga a celebrar contratos de adesão