Compras online em Portugal somam mais de 13 mil queixas

Desde o início do ano, foram registadas no Portal da Queixa mais 13 mil reclamações relacionadas com compras online, o que resulta numa média de 35 queixas por dia e num aumento de 5% face a 2021.

Entre os dias 1 de Janeiro e 18 de Outubro deste ano, os consumidores portugueses apresentaram 13.393 reclamações relacionadas com compras online. Estes dados são revelados a propósito do Dia das Compras na Net, que se assinala a 21 de Outubro.

De acordo o Portal da Queixa, a análise às reclamações relacionadas com a categoria comércio electrónico abrangeu os seguintes sectores: Tecnologia e Electrónica de Grande Consumo; Sites de Reservas de Viagens; Equipamento Desportivo – Comércio a Retalho; Vestuário Homem e Senhora e Marketplaces Internacionais.

Os principais motivos de reclamação reportados pelos consumidores são: problemas com o reembolso, a gerar 4.932 das queixas (37%); os atrasos com as entregas somam 3.673 reclamações (27%); e problemas com encomendas (defeitos, encomendas erradas, extravio) a totalizar 2.722 reclamações (20%). O motivo de fraude/burla foi apontado em 1.620 queixas (12%). Na origem de 446 reclamações (3%), estiveram outros motivos.

O estudo conclui ainda que, em Portugal, os compradores são mais jovens do que a média da UE e que o smartphone é agora o equipamento mais usado para fazer compras na internet. Segundo os inquiridos, a facilidade de compra e a flexibilidade de horários são as principais razões para optar pelo e-Commerce. Já entre as principais barreiras, mais de 40% aponta problemas de segurança e falta de confiança.

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