Compras online aumentam 37% em contraciclo com a quebra geral no consumo

O número de transacções no comércio electrónico continua a crescer em Portugal, como consequência da pandemia de COVID-19 e também de um novo confinamento. Os dados do SIBS Analytics mostram que, em Janeiro, houve um aumento de 37% nas compras online face ao mesmo período de 2020.

O e-commerce apresenta mesmo um crescimento em contraciclo com a tendência geral de quebra de consumo. O mesmo relatório indica que as compras online representaram 16% do total de compras electrónicas no último mês e que, neste contexto, o MB Way surge em destaque como um dos métodos de pagamento preferidos dos portugueses – tanto consumidores como empresas. O MB Way cresceu 269% neste canal em comparação com Janeiro de 2020.

Nas compras em loja, o cenário é semelhante: um incremento de 234% da utilização do MB Way face a Janeiro do ano passado.

Ainda sobre as compras físicas, o SIBS Analytics dá conta de um decréscimo de 22% na Rede Multibanco. “Na análise por quinzena, no pré e actual confinamento, verifica-se que a quebra é ainda mais acentuada nos últimos 15 dias, com as compras físicas a caírem 34%”, indica a mesma análise, notando que esta descida está em linha com o registado no primeiro confinamento de Março a Maio do ano passado.

O valor médio das compras em Janeiro foi de 37 euros em loja e de 34,9 euros no online. Em qualquer dos casos, trata-se de uma descida de 4% face a Novembro e Dezembro de 2020.

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