A Marketeer apresentou a talk “Tendências para as Férias de Verão 2025”, tendo como base o mais recente barómetro da Europ Assistance, em parceria com a Ipsos, que revelou como os portugueses estão a planear as suas férias num contexto de maior contenção orçamental, mas com uma vontade crescente de viajar.
Partindo do 24.º Barómetro Anual de Férias de Verão da Europ Assistance, que traça o retrato das intenções e preocupações dos viajantes portugueses para este Verão, a conversa contou com a participação de João Horta e Costa, Chief Commercial Officer da Europ Assistance, Gonçalo Rebelo de Almeida, administrador do Grupo Vila Galé, e Timóteo Gonçalves, consultor da Ávoris. Em conjunto, analisaram os principais dados do estudo, como a descida de 23% no orçamento médio das férias, agora fixado nos 1515 euros.
Apesar da redução orçamental, metade dos portugueses que vão viajar afirmam que pretendem gastar mais do que no ano anterior. Além disso, os portugueses estão a abraçar o impacto crescente da inteligência artificial no planeamento de viagens e a procurar mais experiências culturais, como festivais e concertos.
A sustentabilidade foi outro dos temas em destaque, reflectida na intenção de adoptar práticas que reduzam o impacto ambiental das férias. O interesse por slow tourism e por destinos menos turísticos também se destacou. Além disso, a segurança continua a ser uma prioridade, com preocupações que vão dos conflitos armados a surtos epidémicos — e que se reflectem na crescente procura por seguros de viagem, valorizando coberturas como despesas médicas, bagagem e cancelamentos.
Ao longo da conversa, os convidados partilharam a forma como as suas organizações estão a responder a estas novas exigências dos consumidores, desde a adaptação de ofertas e campanhas à criação de soluções de protecção mais ajustadas.
Assista à talk e descubra como os portugueses estão a planear as suas férias de Verão com inovação e confiança.