Como olha a imprensa internacional para o Alentejo?

Comentários feitos por jornais internacionais como o francês Le Figaro ou o britânico The Guardian servem de ponto de partida para o mais recente filme publicitário da Agência de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA). Se a imprensa além-fronteiras descreve a região das planícies, das migas e do cante como “o jardim secreto de Portugal” ou “a mais incrível costa da Europa”, por cá “chamamos-lhe Alentejo”.

Partilhado nas redes sociais e plataformas digitais da ARPTA, o filme conta com criatividade da própria agência e produção da Click and Play Studio. A banda sonora, por seu turno, é uma adaptação do tema “Menina estás à janela”. Tudo, desde as imagens à música, remete para a região.

O trabalho publicitário chega em plena pandemia mas numa altura em que já se começa a pensar na retoma do turismo. Talvez por isso, o filme conta com versões narradas em diferentes idiomas e pisca o olho aos estrangeiros que lêem as publicações mencionadas.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a ARPTA explica que o objectivo passa por “gerar notoriedade para o Alentejo junto dos principais mercados emissores internacionais”. A aposta centra-se, nesse sentido, em colocar em “evidência os atributos com que, ao longo dos últimos anos, os principais meios de comunicação social internacionais têm descrito o destino”.

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