Comissão Europeia quer que deixe de fumar

Campanha “Ex Fumadores são Imparáveis” regressa para a sua quarta edição.

A Comissão Europeia está a promover uma campanha anti-tabaco, de nome “Ex Fumadores são Imparáveis”, que se faz acompanhar pela nova versão da aplicação iCoach, que auxilia os fumadores a abandonarem este vício.

Lançada inicialmente em 2011, com edições em 2012 e 2013, a campanha visa auxiliar jovens europeus dos 24 aos 35 anos a deixarem de fumar. Em 2015, a mesma iniciativa conta com uma nova versão do iCoach, uma aplicação desenvolvida para contribuir para o fim de hábitos tabágicos.

A ferramenta estabelece metas, oferece dicas e mensagens de encorajamento para deixar de fumar, disponibilizando vários desafios pessoais. A ferramenta guia os utilizadores através de cinco fases progressivas para deixar de fumar, passando agora a oferecer vários desafios pessoais. «A nossa pesquisa sobre diferentes modelos de comportamento levou-nos a concluir que para optimizar as taxas de conversão (de fumadores para não fumadores), precisávamos de tornar a caminhada para um estilo de vida sem fumo em pequenos passos e objectivos tangíveis. Focar directamente no objectivo final para alguém que mal pensa em deixar de fumar pode ser algo insuperável», afirma Steven De Peuter do BrandNewHealth, a entidade parceira que desenvolveu a plataforma iCoach.

O iCoach pode ser descarregado gratuitamente para os sistemas operativos iOS e Android, estando disponível nas 23 das 28 línguas dos países da União Europeia.

Actualmente, Portugal encontra-se em terceiro lugar no que toca ao número de registos na plataforma (num total de 28 países) com cerca de 28 mil, logo a seguir ao Reino Unido (em 1º) e Espanha (em 2º). Segundo dados da Comissão Europeia, um em cada três, das mais de 431 mil pessoas registadas nas últimas campanhas, parou de fumar passados três meses com a ajuda do iCoach.

De acordo com um comunicado de imprensa, o custo total relacionado com o fumo na União Europeia foi estimado em 544 mil milhões de euros em 2009.
Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Qual é, afinal, o papel do líder?
Automonitor
Maratonas condicionam trânsito em Lisboa (conheça as vias afetadas)