Comissão Europeia dá dicas de poupança energética

A Comissão Europeia está empenhada em ajudar os cidadãos a gastar menos energia. Em Portugal, a aposta dá pelo nome de #gastemenosemenergia e consiste numa iniciativa que visa diminuir o impacto da factura energética nas despensas mensais das famílias através de sugestões práticas sobre como poupar – tanto a carteira como o ambiente.

A primeira parte da iniciativa levou 4300 pessoas a visitar a exposição interactiva que esteve durante uma semana e meia nas cidades de Lisboa e do Porto. Agora, a ambição é levar o maior número possível de pessoas ao site criado de propósito para o projecto e que promete ajudar a poupar até 20% na factura.

Na plataforma online Gaste Menos Energia, são as várias dicas partilhadas, desde abrir as cortinas para deixar entrar luz natural a garantir que todas as janelas e portas estão devidamente isoladas para prevenir a perda de calor. A Comissão Europeia também sugere que o termóstato do frigorífico esteja entre os 4 e os 6ºC e que o congelador se fique pelos -18ºC: uma diferença de apenas um grau no congelador pode gerar um aumento do consumo entre 6 e 8%.

Para quem não sabe como poupar água, basta fechar a torneira enquanto se lava os dentes e instalar cabeças de chuveiro com redução de fluxo, por exemplo. Famílias de três pessoas que optem por este tipo de equipamentos poderão poupar 45 euros por ano.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
7 formas para se voltar a apaixonar pelo seu trabalho
Automonitor
História: O dia em que o Papamóvel foi salvo