Comeu um rissol ao almoço? Óleo d’A Padaria Portuguesa transformado em biocombustível

Se é consumidor frequente de rissóis e croquetes n’A Padaria Portuguesa, saiba que o óleo utilizado para confeccionar estes salgados (entre outros produtos) está a ser transformado em combustível sustentável, designado Eco Diesel B15. Este processo de reciclagem acontece em parceria com a Prio e tem em vista uma economia mais circular.

Através desta colaboração, a rede de padarias está a reencaminhar os óleos alimentares usados nas suas cozinhas para a produção de um biocombustível avançado que será depois usado para abastecer a frota de 15 carrinhas que faz a distribuição de mercadorias por todas as lojas A Padaria Portuguesa.

Este combustível permite uma redução de até 18% das emissões de gases de efeito de estufa e uma redução de consumo que pode chegar aos 5% dada a respectiva eficiência de combustão.

«Deixámos de ir aos postos de abastecimento. Agora, os abastecimentos são feitos três vezes por semana – às terças, quintas e sábados – no nosso centro logístico», adianta ainda Rita Neto, directora de Marketing d’A Padaria Portuguesa.

A marca está também a aceitar óleo alimentar usado doméstico dos clientes em todas as 59 lojas, para que seja reciclado e transformado em Eco Diesel B15.

Segundo Carlos Baptista, director Comercial da Prio, este é mais um importante passo para reforçar a sustentabilidade ambiental das frotas assente na economia circular, sensibilizando para a reciclagem de resíduos como o óleo alimentar usado. Esta parceria permite também promover uma solução com impacto real para as cadeias de valor empresariais e para a vida dos portugueses.

«Acreditamos que o futuro da mobilidade passa por promover o uso de biocombustíveis avançados, de forma a assegurar uma transição energética mais rápida, mais barata e com maior valor acrescentado. Isso só será possível com parceiros como A Padaria Portuguesa», conclui Carlos Baptista, em comunicado.

Artigos relacionados