A nova edição da prestigiada lista The World’s 50 Best Restaurants, apresentada esta semana em Turim, destaca não só a excelência gastronómica dos premiados como também os preços impressionantes que podem acompanhar a experiência. O restaurante Maido, em Lima, lidera a classificação e posiciona o Peru como uma das grandes potências da alta cozinha mundial. Mas a experiência de jantar nos restaurantes do top 10 pode ultrapassar, em alguns casos, os 2.000 euros por pessoa.
Segundo o El País, o restaurante Alchemist, em Copenhaga, propõe uma experiência chamada “jantar holístico”, com cerca de 50 momentos gastronómicos que combinam arte, tecnologia, drama e cozinha de vanguarda. O preço do menu atinge os 724 euros, mas a opção mais exclusiva — a Mesa do Sommelier — inclui harmonização com vinhos de referência, café, chá e digestivos e custa 2.199 euros por pessoa.
Na liderança da lista está agora o peruano Maido, que oferece menus de degustação entre os 288 e os 586 euros, dependendo da harmonização escolhida. O chef Mitsuharu Tsumura, conhecido como Micha, apresenta uma cozinha nikkei que funde influências japonesas com sabores peruanos. “El Triple”, uma reinterpretação do clássico sanduíche limeño, é um dos pratos emblemáticos.
Em segundo lugar, o Asador Etxebarri (Espanha) aposta no domínio absoluto do fogo. O menu fixo custa 280 euros (sem bebidas) e inclui iguarias como gamba de Palamós, chipirón ao natural e chuleta de vaca. O pagamento é feito antecipadamente.
O mexicano Quintonil, em terceiro lugar, propõe um menu de 226 euros, com harmonizações opcionais entre os 82 e os 320 euros. Já o espanhol DiverXO, de Dabiz Muñoz, tem um menu de 450 euros e vinhos que podem elevar a conta a mais de 1.300 euros, dependendo da seleção escolhida.
Outros nomes em destaque incluem Gaggan (Banguecoque, 424 euros), Sèzanne (Tóquio, 303 euros), Table by Bruno Verjus (Paris, 480 euros), Kjolle (Lima, 185 a 240 euros) e Don Julio (Buenos Aires), que, embora seja uma parrilla, apresenta cortes de carne com preços entre os 53 e os 74 euros.
Para os amantes da alta cozinha dispostos a investir em experiências sensoriais e exclusivas, os preços refletem a criatividade, a técnica e a singularidade de cada proposta.