Comer insectos? Católica procura jovens casais para estudo sobre alimentação do futuro

Uma equipa multidisciplinar de investigadoras da Católica-Lisbon e da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa procura jovens casais para participar num estudo sobre a alimentação do futuro. O objectivo é perceber melhor a reacção da população a uma nova dieta, em que os insectos comestíveis são um dos ingredientes em destaque.

O estudo sobre alimentação sustentável, sob o mote “ChangeEat! – Jantar Proteínas Alternativas”, irá decorrer no Porto e as inscrições estão abertas até 15 de Outubro. Podem inscrever-se casais das regiões Norte e Centro do País, com idades compreendidas entre os 18 e os 40 anos, sem filhos, saudáveis e motivados para reduzir o consumo de carne.

Aos participantes será oferecido um cabaz com produtos para a confecção de 18 jantares, mas também ferramentas e aconselhamento especializado em alimentação e nutrição. Segundo Maria João Monteiro, investigadora na Escola Superior de Biotecnologia, «existem várias vantagens em participar», incluindo a «possibilidade de experimentar em primeira mão os alimentos do futuro e tornar-se um/a trendsetter no domínio da alimentação sustentável na Europa».

Além disso, os jovens casais recebem também um cartão presente como forma de agradecimento pela participação nesta iniciativa.

«O ChangeEat! procura concretizar aquilo que percebemos ser uma vontade crescente de adoptar comportamentos alimentares mais saudáveis e sustentáveis entre os jovens adultos portugueses, sem, no entanto, comprometer o prazer gastronómico, a gestão do orçamento doméstico, a conveniência e o convívio – tudo valores igualmente importantes para eles»0, acrescenta Ana Isabel Costa, investigadora na Católica-Lisbon.

De acordo com a mesma responsável, é preciso desenvolver produtos alimentares inovadores e incentivar a mudança de comportamentos de consumo se queremos assegurar um planeta e populações saudáveis.

O estudo, em que participam também os Países Baixos, a Dinamarca, a Alemanha, a Itália, a Bélgica, a Espanha, a Suíça e a Áustria, irá decorrer Outubro e Dezembro de 2022 e inclui o preenchimento de um breve inquérito online, a experiência de confceção e consumo de novos produtos alimentares em casa, a utilização de uma aplicação móvel para registo do consumo alimentar e, pontualmente, a participação em sessões de prova de produto no campus da Universidade Católica Portuguesa, na cidade do Porto, em horário pós-laboral.

Ler Mais



loading...
Artigos relacionados

Comentários estão fechados.