Com o verão à porta e as temperaturas elevadas já a fazerem sentir-se na Europa, e em especial em Portugal na última semana, já se procuram formas criativas (e eficazes) de lidar com o calor. Segundo o HuffPost, portais europeus, como o italiano Piemonte Top News, estão a destacar um hábito tradicional em países como Espanha, Brasil ou Argentina como uma das melhores armas contra o calor extremo que não envolve o ar condicionado. Curioso?
A solução é… dormir a sesta. A sugestão é simples e eficaz: dormir durante as horas de maior calor permite evitar o desconforto térmico e aproveitar melhor as horas mais frescas do dia, refere o Piemonte Top News. A sesta, além de culturalmente enraizada em muitos países latinos, começa agora a ser reconhecida noutros contextos como um truque de bem-estar.
Mas há mais dicas na manga. De acordo com a BBC, abrir janelas em lados opostos da casa para criar uma corrente de ar, tomar duches frios (com moderação) e aplicar bolsas de gelo no corpo são formas acessíveis de aliviar a sensação térmica. A cadeia britânica recomenda ainda visitar espaços públicos climatizados, como bibliotecas ou centros comerciais, para escapar temporariamente ao calor em casa.