Coca-Cola reestrutura engarrafador ibérico

coca-colaA direcção da Coca-Cola Iberian Partners, o engarrafador ibérico que foi criado já este ano, vai fechar quatro das suas 11 unidades em Espanha. O processo vai afectar 1200 pessoas e inclui a transferência para a nova empresa de todos os activos relacionados com o engarrafamento e comercialização da Coca-Cola em Portugal, Espanha e Andorra.

A integração, aprovada pelas autoridades da concorrência espanhola e portuguesa, vai permitir, segundo o presidente da Coca-Cola, Muhtar Kent, uma «maior eficiência e eficácia no cumprimento das necessidades do consumidor».

Segundo a direcção da empresa, numa reunião mantida com representantes sindicais, a reestruturação deverá começar a partir de Janeiro.

A empresa ainda não divulgou quais as quatro unidades a fechar, explicando que nas restantes sete a produção e o número de trabalhadores serão aumentados.

A empresa garantiu aos sindicatos que pretende encontrar soluções para os cerca de 1200 trabalhadores afectados, o que inclui mobilidade interna, pré-reformas ou saídas por mútuo acordo. Trata-se, segundo frisou, de manter «o mais absoluto respeito pelos trabalhadores» com os quais deverá ser mantido um «diálogo permanente» para encontrar uma solução.

Recorde-se que o grupo engarrafador foi criado em Fevereiro, após a fusão da Casbega, Cobega, Colebega, Rendelsur, Begano, Norbega e Asturbega. Com a assinatura, a 1 de Março, da concessão da Coca-Cola para os próximos 10 anos, o novo Grupo tornou-se na principal indústria agro-alimentar de Espanha, com uma facturação de mais de três mil milhões de euros, à frente de empresas como a Nestlé.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Isabel Barros distinguida com prémio «Excelência» na liderança. Foi a única portuguesa
Automonitor
Portugal a caminho de bater recorde de produção anual