Coca-Cola pode sair prejudicada do negócio entre SABMiller e AB InBev

O que significa a aquisição da SABMiller pela AB InBev para a Coca-Cola e para a Pepsi? As duas empresas são engarrafadoras das marcas, respectivamente, pelo que o negócio recentemente anunciado pode representar um risco, especialmente para a Coca-Cola. A SABMiller é responsável pelo engarrafamento da Coca-Cola no continente africano e a AB InBev  assume as mesmas funções na América Latina relativamente à PepsiCo.

Tendo em conta que a SABMiller acordou ser adquirida pela AB InBev por mais de 95 mil milhões de euros, a Pepsi poderá ter prioridade, caso tenha de ser abandonada uma das marcas de bebidas. Segundo o The Wall Street Journal, a Coca-Cola tem cláusulas no contrato com a SABMiller que permitem à marca de refrigerantes readquirir os activos de engarrafamento e distribuição na posse da SABMiller relativamente à Coca-Cola em caso de mudança de controlo na empresa. Existe ainda a opção de vender esses mesmos activos a outra empresa, sendo que deverão ascender a cerca de 2,6 mil milhões de euros.

Quanto ao acordo de engarrafamento da AB InBev com a PepsiCo, o mesmo diz respeito aos mercados do Brasil, Argentina, Bolívia, Uruguai, Peru e República Dominicana. Segundo a mesma publicação, o acordo termina no final de 2017 mas é prolongado automaticamente por mais 10 anos, a menos que uma das partes submeta uma nota escrita dizendo algo em contrário.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Qual é, afinal, o papel do líder?
Automonitor
Maratonas condicionam trânsito em Lisboa (conheça as vias afetadas)