«Cinema Experience» no Douro Film Harvest

DouroFilm_2Entre 14 e 21 de Setembro, o Douro Film Harvest 2013 volta a levar à região o melhor do cinema, da gastronomia e do vinho.

José Maria Soares Franco, considerado um “arquitecto de vinhos do Douro”, é o enólogo convidado para a edição deste ano. “Numa carreira que conta já perto de 40 anos, destacam-se os 27 ao serviço do grupo Sogrape, onde se afirmou como um dos enólogos mais proeminentes no plano nacional. Recentemente juntou-se a João Portugal Ramos, enólogo mais ligado aos vinhos do Alentejo, na empresa Gestivinus, onde introduziu a sua experiência com a casta duriense”, descreve a organização do evento. Desta parceria surgiu, em 2007, a Duorum Vinhos, um projecto que descreve como “pensado para o Douro, nas regiões do Cima Corgo e Douro Superior, dois terroirs excepcionais e protegidos”.

Soares Franco participará, a 19 de Setembro, na «Harvest Talk Wine» no restaurante Clérigos – parceiro oficial desta edição –, e será homenageado pela organização do evento. Esta palestra integra uma das apostas do Douro Film Harvest para este ano: as «Cinema Experiences». A partir das 20 horas, no mesmo local, o público assistirá ao filme «Red Obsession», com jantar e tertúlia, que contará, além de Soares Franco, com a participação de David Eley – curador dos wine and food films e autor do mais recente mapa do Douro – e Warwick Ross, realizador de «Red Obsession».

A outra «Cinema Experience» está marcada para o dia 17, também no restaurante Clérigos. Nesta ocasião será exibido o filme «Jiro Dreams of Sushi» e, após servido o jantar, haverá mais uma «Harvest Talk Food», desta feita com a participação da Associação Portuguesa de Nutricionistas e Ricardo Campos Costa, proprietário dos restaurantes Shis e Clérigos.

No que diz respeito à gastronomia, Vítor Matos é o chef convidado para esta edição do Douro Film Harvest, em que é também jurado da categoria «Food Films». Com uma carreira profissional construída nos restaurantes de alguns dos melhores hotéis portugueses, Vítor Matos é, desde 2010, chefe de cozinha da Casa da Calçada, em Amarante, onde foi premiado com uma estrela Michelin no guia 2011/2012.

Vítor Matos participará, também no «Chef’s Table», um conceito nascido no Festival de Cannes e que pela primeira vez a Electrolux leva a outro evento. Trata-se de uma fusão de aromas, colheitas cinematográficas e experiências marcada para 14 de Setembro, na Quinta do Portal (Sabrosa). Uma refeição vai sendo preparada pelo chef enquanto se expõem pontos de vista; partindo deste pressuposto, um dos episódios de «Mondovino» serve de pano de fundo para uma conversa, em jeito de tertúlia, que contará também com a presença do realizador, Jonathan Nossiter, e de Paula Prandini, realizadora do filme «Vinho de Chinelos». No final, a organização prestará homenagem a Vítor Matos.

O Douro Film Harvest 2013, que se realiza pelo quinto ano consecutivo, apresentará um total de 24 filmes, todos estreias nacionais, algumas europeias e uma mundial. Na abertura do festival será prestado tributo ao realizador português João Botelho.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Outubro 2019
Automonitor
Já viu o novo ultracompacto 100% elétrico da Toyota?