Cinema em Portugal retoma crescimento

Pelo segundo mês consecutivo – e depois de sete meses em declínio –, o cinema em Portugal dá sinais de retoma. A receita bruta atingiu os 5,8 milhões de euros no passado mês de Setembro, o que representa um salto de 18% face ao período homólogo do ano passado. De acordo com dados do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), o número de espectadores também aumentou, tendo registado a primeira subida do ano: mais 14,2% do que em 2017, chegando a cerca de um milhão.

No acumulado do ano, a animação volta a ganhar destaque. O filme “The Incredibles 2” é o mais visto até agora, tendo conquistado a atenção de 605 mil espectadores e uma receita bruta de cerca de 3,2 milhões de euros. Seguem-se “Hotel Transylvania 3: Umas Férias Monstruosas” e “As Cinquentas Sombras Livre”.

Na lista de filmes portugueses mais vistos, a liderança vai para “Bad Investigate”, com 45,4 mil espectadores e 241,8 mil euros de receita bruta. Logo a seguir surgem “Soldado Milhões” e “Linhas de Sangue”.

O mais recente relatório do ICA indica ainda que a Nos Lusomundo é a principal distribuidora e exibidora, ainda que tenha registado recuos tanto na receita como no número de espectadores.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Automonitor
CUPRA no primeiro circuito construído sobre um telhado em Paris