Cinema em Portugal em queda desde Janeiro

Maio foi sinónimo de queda mais ligeira mas, ainda assim, de queda no cinema em Portugal. Dados do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) revelam que o número de espectadores caiu 21,4% para cerca de 892 mil espectadores. Em Abril, a quebra tinha sido de 40,9%.

A receita bruta, por seu turno, recuou 9,3% para 4,9 milhões de euros. No mês anterior, tinha caído 39,7% (até agora, o pior mês do ano em termos de quebra).

No acumulado do ano, o número de espectadores reduziu 17,5%, ficando-se pelos 5,7 milhões. Já a receita bruta desceu 14,3% para 30,9 milhões de euros. Desde Janeiro que os valores têm vindo a descer continuamente.

No que diz respeito aos filmes mais vistos, o ICA aponta para “As Cinquenta Sombras Livre”: entre Janeiro e Maio, levou 430 mil espectadores ao cinema. Seguem-se “Vingadores: Guerra do Infinito”, “Black Panther”, “Deadpool 2” e “Tomb Raider”.

Na produção nacional, “Bad Investigate” vai à frente, com 45 mil espectadores. Os lugares seguintes do top dos mais vistos são ocupados por “Soldado Milhões”, “Ruth”, “O Capitão” e “O Fim da Inocência”.

A receita bruta e espectadores, tanto por distribuidor como por exibidor, também apresentam uma descida no passado mês de Maio. A Nos Lusomundo Audiovisuais mantém-se, contudo, como líder.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Outubro 2019
Automonitor
Já viu o novo ultracompacto 100% elétrico da Toyota?