Cin Re-Make’12 pinta Lisboa com cinema

cin-re-makeA Sétima Arte é o mote da 5ª edição do Cin Re-Make, projecto de reabilitação urbana, desenvolvido em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa (CML), que “pinta” as ruas de Lisboa com cor e criatividade há já cinco anos consecutivos. À semelhança de edições anteriores, o projecto contará com a participação de alunos de Lisboa e do Porto, que tiveram por ferramenta de inspiração a “Cidade Colorida”, uma curta-metragem de animação produzida pela Nébula, onde um menino colorido, que vive numa cidade a preto e branco, encontra o amor e transforma a cidade através da cor.

Assim, a partir de hoje e até ao final de Novembro, várias muros da capital servirão de tela às propostas criativas de alunos da ETIC, do IADE, da Restart, da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, da Universidade Católica do Porto, da Escola Superior de Artes e Design e da Escola Superior Artística do Porto. O muro da Avenida de Ceuta, o muro da Rua José Gomes Ferreira às Amoreiras, e o muro da Avenida General Norton de Matos, em Benfica, são os espaços onde estarão expostos os trabalhos do Cin Re-Make’12.

Este ano, além da participação dos alunos das referidas instituições, está a ser promovido um passatempo, que dará a um jovem artista a possibilidade de ver a sua arte exposta num muro de Lisboa, por um período de quatro meses. Os interessados em participar devem aceder à página de Facebook da Cin, visionar a curta-metragem “Cidade Colorida” e enviar um trabalho gráfico inspirado no filme até 4 de Junho. Os trabalhos mais originais serão seleccionados por um júri composto pela Cin, pela CML e pela Born, agência de branding e activação a cargo da qual ficou a criação e o desenvolvimento do Cin Re-Make. As propostas escolhidas serão, depois, votadas no Facebook, através de um sistema de partilhas. O autor do trabalho mais partilhado será premiado com a sua exposição no muro da Avenida General Norton de Matos.

Desde 2008 este projecto de intervenção urbana já passou pelos eléctricos, metro e autocarros de Lisboa e Porto, tendo sido transposto, em 2009, para murais. Em 2010 foram textos do escritor José Luís Peixoto que serviram de inspiração a estudantes das universidades de Arquitectura, Belas Artes e Design. Em 2011 chegou a vez de Tiago Bettencourt escrever e compôr uma canção sobre Lisboa, que foi depois interpretada por alunos daquelas faculdades.

Assista à curta-metragem “Cidade Colorida”, que conta com a participação do actor José Fidalgo:

Texto de Daniela Domingos

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Outubro 2019
Automonitor
Já viu o novo ultracompacto 100% elétrico da Toyota?