Cidadela de Cascais faz nascer Art District

RawArt2629 copy 1_2O Grupo Pestana inaugura, a 8 de Março, um novo espaço de criação artística com galerias e open studios na Cidadela de Cascais. O Cidadela Art District (CAD) será um espaço de criação cultural e vai ao encontro da política de valorização do património seguido pelo grupo hoteleiro português. Com o Cidadela Art District, o Grupo Pestana pretende promover um espaço de desenvolvimento artístico associando a Arte ao mercado interno e externo de Leisure de Turismo.

«É um projeto inovador que, acreditamos, terá um enorme sucesso junto do público e que contribuirá para dar visibilidade, lançar e apoiar vários artistas portugueses, não só no país, como, mais tarde, também no estrangeiro», diz Luís Araújo, administrador do Grupo Pestana.

O objectivo do projecto é que todos os espaços da Cidadela, desde a Pousada às muralhas da Fortaleza, se possam transformar em espaços expositivos e que a criação “in loco” seja uma dinâmica constante entre os artistas de residência periódica e os artistas convidados. O Cidadela Art District inclui seis galerias culturais, entre as quais a primeira galeria Raw Art em Portugal, e seis “open studios”, onde os artistas poderão ser vistos a trabalhar não só pelos hóspedes da Pousada Cascais, como pelos habitantes locais ou outros visitantes.

Na direcção artística, o Grupo Pestana vai contar com Sandro Resende, um dos fundadores do P28. Duarte Amaral Netto, Paulo Arraiano, Paulo Brighenti e Susana Anágua são alguns dos artistas convidados, assim como a Galeria Viarco e a Magnética Magazine, entre outros.

A agenda do Cidadela Art District integra, por ano, seis inaugurações bimensais em simultâneo, três concertos anuais e sete intervenções “site specific”. A programação poderá ainda extender-se a outras unidades “Pestana Hotels & Resorts” no país, com a ambição futura de se tornar internacional.

Com este projecto, a Pousada de Cascais passa a ser a primeira unidade hoteleira da Europa a ter um Art District. Aliás, a Pousada passa mesmo a adoptar uma nova designação: Pousada Cascais – Cidadela Historic Hotel & Art District.

 

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Portugal atraiu 610 estrangeiros «altamente qualificados» através deste programa
Automonitor
Regulamento da mobilidade elétrica obriga a celebrar contratos de adesão