CiberEstudo convida a estudar online

Mais de 2600 exercícios com dicas e resultados, 72 exames e testes e um jogo para consolidar conhecimentos de forma divertida. Assim é o CiberEstudo, a nova plataforma digital dedicada a alunos do 4.º, 6.º e 9.º ano, cuja missão é complementar a aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática.

Desenvolvido pela Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, Associação de Professores de Matemática e Fundação Vodafone, o CiberEstudo poderá ser alargado a outras etapas escolares numa fase posterior. Para já, pretende apoiar os alunos que se encontram em anos de transição, no ensino básico.

A plataforma pode ser utilizada mediante o pagamento anual de nove euros. Este valor garante o acesso a todos os exercícios e exames (similares às provas de avaliação oficiais) e ainda à área de gaming. Aos encarregados de educação é enviada uma palavra-passe, através da qual podem convidar a actividade dos educandos do CiberEstudo, verificando quantos horas estudaram, que exercícios erraram, acertaram ou deixaram sem resposta.

Todos os testes realizados pelos utilizadores podem ser corrigidos por professores no prazo de 24 horas, garante José Manuel Matias, da Associação Ciberdúvidas. Neste caso, o valor a pagar pelo serviço aumenta de nove euros por ano lectivo para 50 euros, incluindo a correcção de 24 exames. Em comunicado, o responsável acrescenta que o «actual modelo pedagógico de ensino pode ser alavancado se colocarmos as novas tecnologias ao serviço dos métodos de estudo».

Mário Vaz, presidente da Fundação Vodafone Portugal, também considera que as «novas tecnologias devem ser desenvolvidas para serem um importante aliado na construção do conhecimento e até mesmo nas práticas educativas». Acrescenta ainda que «os jovens são, por natureza, abertos a novas experiências dinâmicas e enriquecedoras, pelo que esta ferramenta será seguramente um poderoso aliado no seu processo formativo».

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Esta ferramenta promete vir revolucionar a Segurança e Saúde no Trabalho
Automonitor
AUTOBEST 2020: Novo Opel Corsa é um dos finalista