Chegou o primeiro laboratório de Marketing a Portugal

labO Marketing FutureCast Lab é o primeiro laboratório europeu de análise e de investigação aplicada de tendências internacionais de marketing, resultado de uma parceria conjunta entre o ISCTE, 22 empresas presentes em Portugal representativas dos principais sectores de actividade e um conjunto de reconhecidos marketeers.

Na génese da sua constituição está o GIEM – Centro de Investigação e Formação em Marketing da ISCTE Business School, para além do mentor Luiz Moutinho – professor catedrático de Marketing na Universidade de Glasgow.

Os principais objectivos do projecto passam por criar e fortalecer uma ligação estreita e contínua da universidade às empresas, que resulte na antecipação de novos cenários com impacto no contexto empresarial e na produção e disseminação de conhecimento em tendências de marketing.

Para além de outras áreas de intervenção, são investigadas anualmente, pelo menos, 100 novas tendências repartidas por 10 grandes áreas de marketing, nomea-damente, estratégia, comportamento do consumidor, marketing digital, retailing, marca, preço, comunicação, vendas, consumidor (B2C) e (B2B), estrutura/processos/inovação. Em resultado dessa investigação, são produzidos 100 digests (um por cada tendência) que contêm a definição, exemplos de aplicação, interligação a montante e a jusante com outras tendências e ainda as implicações que cada tendência poderá vir a ter para o marketing e para a gestão. Paralelamente, são concebidos 10 relatórios analíticos (um por cada área de estudo), onde se apresentam os resultados dos trabalhos de campo desenvolvidos.

Segundo Carlos Fernandes, project manager, «as escolhas das tendências a investigar são obtidas através dos sinais da evolução do mercado mundial numa perspectiva de marketing. A manifestação continuada de determinados comportamentos, quer por parte de consumidores, quer por empresas líderes de mercado, também ajudam no processo».

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Por Hugo Lopes Correia

PARA LER O ARTIGO NA INTEGRA CONSULTE A EDIÇÃO IMPRESSA (MARKETEER Nº158)

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