Chakall ensina a poupar água com a EPAL

“Água Circular por Natureza” é o mais recente projecto da EPAL com foco na sustentabilidade ambiental. A empresa pretende promover a recuperação dos materiais recicláveis e transformar resíduos em novos produtos, além de ensinar a poupar água na cozinha. Para esta tarefa, a EPAL conta com a ajuda do chef Chakall, que passou pelo Pátio da Água, em Lisboa, e deixou algumas dicas.

Segundo o chef, é possível utilizar somente dois litros de água para cinco pratos diferentes. Tudo começa com o chá: num litro de água, cozer a casca de um abacaxi e, mais tarde, acrescentar lima, gengibre e hortelã. Depois, poderá ser boa ideia aproveitar parte desta água para cozer o próprio abacaxi e fazer um carpaccio para a sobremesa.

Feitos dois pratos, está na hora preparar a sopa. Com mais um litro de água, Chakall aconselha a aproveitar para cozer um frango com legumes. Depois de cozido, basta retirar o frango, desfiar e deixar apenas os ossos. Está pronta a entrada de sopa de legumes com ossos. Para pratos principais, o chef sugere o frango com ratatouille e um risotto de legumes e cogumelos preparado com parte do caldo utilizado para fazer a sopa.

No âmbito da parceria com a EPAL, Chakall lembra ainda que é importante cozinhar com pouca água de modo a poupar e impedir que os nutrientes se percam. No mesmo sentido, deve-se aproveitar a água da cozedura de alimentos para cozinhar arroz ou regar plantas.

«Achei um desafio muito aliciante. Quando falamos de economia circular, lembra-me bastante a forma como fui educado. Cresci num restaurante de família que atravessou gerações e, antigamente, tudo se reutilizava e não havia desperdício. Hoje em dia, com o grande consumo, tudo isto mudou», comenta o chef Chakall. A par da sua infância, a água é um tema muito importante na sua devida devido às viagens por África, onde testemunhou em primeira mão as dificuldades de acesso a água potável.

Restaurantes que consomem água da torneira em destaque

Depois da colaboração com Chakall, a EPAL está já a preparar uma nova iniciativa: a empresa vai juntar-se à Zomato, Câmara Municipal de Lisboa, Lisboa E-Nova, Turismo de Portugal e Associação Zero para promover restaurantes e cafés que consomem e disponibilizam aos seus clientes água da torneira. Estes restaurantes vão estar em destaque na aplicação Zomato para que todos os lisboetas e turistas possam fazer escolhas conscientes.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
A sua empresa pode fazer sorrir crianças hospitalizadas. Saiba como.
Automonitor
Novo Alpine A110S pronto para encomendar em Portugal