Centromarca junta-se à luta pela reutilização do plástico

A Centromarca – Associação Portuguesa de Empresas de Produto de Marca é a mais recente entidade a subscrever a declaração da Circular Plastics Alliance, através da sua congénere European Brands Association (AIM). A declaração, que conta com mais de 100 signatários, visa a reutilização de 10 milhões de toneladas de plástico no fabrico de novos produtos, até 2025.

«Há muito que existe a preocupação de diminuir a quantidade de plástico nos produtos. Esta aliança vem ao encontro deste objectivo e pretende o reforço da reciclagem do plástico na Europa», comenta Pedro Pimentel, director-geral da Centromarca.

Os parceiros públicos e privados desta aliança operam na cadeia de valor dos plásticos e vão desde pequenas e médias empresas a grandes companhias, associações empresariais, entidades de normalização, organismos de investigação e autoridades locais e nacionais.

De acordo com a declaração da Circular Plastics Alliance, os signatários comprometem-se a promover acções que permitam atingir o objectivo. Prevê melhorar a concepção dos produtos de plástico para os tornar mais recicláveis, identificar potencialidades inexploradas de recolha, triagem e reciclagem de resíduos de plástico em toda a EU, definir uma agenda de investigação e desenvolvimento para o plástico numa economia circular e estabelecer um sistema de monitorização transparente e fiável para seguir todos os fluxos de resíduos de plástico na União Europeia.

A declaração está aberta à adesão de mais signatários, adianta a Centromarca em comunicado, em especial de autoridades públicas.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Airbus vai ter open day. Há 90 vagas para fábrica portuguesa
Automonitor
Nissan LEAF em modo drift