CCIIP quer potenciar relações entre Portugal e Indonésia

indonesia-redimensionadaFoi constituída a Câmara do Comércio e Indústria Indonésia – Portugal (CCIIP), uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, que tem por objectivo facilitar e promover o desenvolvimento das relações comerciais, industriais e financeiras entre Portugal e a Indonésia.

A associação empresarial pretende auxiliar e apoiar os investidores de ambos os países na identificação de oportunidades e concretização de negócios conjuntos, junto de entidades públicas e privadas.

«Portugal, devido à sua herança e presença cultural espalhada pelos quatro cantos do mundo e pela capacidade empreendedora dos seus agentes económicos, não poderá deixar de procurar assumir um papel internacionalmente mais activo, estrategicamente mais consolidado, mais potenciador dos interesses nacionais, restaurando a determinação do passado, mas também, e sobretudo, direccionando para os desafios do futuro», afirmou em comunicado Luciano Coelho da Silva, cônsul honorário da República da Indonésia em Portugal e presidente da Direcção da Associação Luso – Indonésia para a Amizade e Cooperação (ALIAC).

Esta entidade de apoio à internacionalização fará a recolha e divulgação de informação sobre a evolução das relações entre Portugal e a Indonésia, nas várias áreas afectas, e promoverá a realização de missões comerciais e visitas de personalidades qualificadas entre os dois países, a fim de promover um intercâmbio efectivo em áreas de interesse comum.

A Indonésia, tem apresentado, nos últimos 12 anos, uma média de crescimento do PIB acima dos 5%. Localizado entre os Oceanos Índico e Pacífico o país, composto por 17 mil ilhas, reúne 250 milhões de habitantes. As energias renováveis, o turismo, os recursos naturais, o desenvolvimento de infra-estruturas, a agricultura, a investigação e o ensino tecnológico são áreas de potencial exploração e desenvolvimento que poderão fomentar a relação entre Portugal e Indonésia.

«A Indonésia é um dos países com que Portugal tem uma especial afinidade histórico-cultural, com centenas de vocábulos portugueses presentes na sua língua. Esta proximidade garante uma mais-valia para o sucesso das operações celebradas entre os dois países», reforça Coelho da Silva.

A Câmara do Comércio e Indústria Indonésia – Portugal tem sede no Porto, na Rua de Sá da Bandeira, nas mesmas instalações do Consulado Honorário da República da Indonésia.

 

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Isabel Barros distinguida com prémio «Excelência» na liderança. Foi a única portuguesa
Automonitor
Portugal a caminho de bater recorde de produção anual