Renascer pelo poder das vinhas

Foi no coração das vinhas do Château Smith Haut Lafitte que o Spa des Sources de Caudalie nasceu, em 1999.

Mathilde Thomas imaginou um lugar de sonho, com vinhas a perder de vista, onde os sentidos são mimados, os corpos apaziguados e as almas regeneradas. «Num passeio pela propriedade do Château Smith Haut Lafitte em Bordéus, o meu marido Bertrand e eu começámos a imaginar que aí iria surgir um lugar de sonho, longe do barulho, longe de tudo, com vinhas a perder de vista; como a casa na árvore da nossa infância», conta Mathilde Thomas, fundadora da Caudalie. A ideia do primeiro Spa Vinothérapie acabava de nascer.

Na verdade, foi durante as vindimas no château que o casal conheceu o professor Joseph Vercauteren, director do laboratório da faculdade de farmácia de Bordéus. «Ele disse-nos então que as grainhas de uva continham os mais poderosos antioxidantes do mundo vegetal. Desde aí continuamos a trabalhar com ele», conta.

Dois anos após esse encontro, a Caudalie lançou os seus três primeiros produtos (que ainda existem) com polifenóis de grainhas de uva. Com as mochilas às costas, partiram ao encontro dos farmacêuticos. «Eles testaram os nossos produtos, foram conquistados e deram-nos a nossa oportunidade. Foi assim que nasceu a Caudalie», recorda.

Para dar o nome à marca o casal estava à procura de um nome francês, feminino, que estivesse ligado às raízes vitícolas. «Caudalie é um termo enológico que designa a unidade de medida da duração dos aromas do vinho na boca após a degustação», explica.

Nascimento do spa

Ao sonho das vinhas do Château Smith Haut Lafitte juntaram materiais nobres, pedra e madeira, cercas de vime, deixando o sol infiltrar-se, grandes gabinetes de madeira clara, cedro vermelho e teca. E este lugar fundiu-se então, como que por magia, na paisagem das vinhas. Estava de pé o primeiro spa que, mais tarde, viria a ser reproduzido em outros países, em outras regiões, para aí se criarem spas onde os sentidos são mimados, os corpos relaxados e as almas regeneradas. «Locais onde as nossas inigualáveis vinoterapeutas proporcionam tratamentos à base de uva, únicos no mundo. Locais de onde se sai com a incomparável sensação de se ter renascido», assegura Mathilde Thomas.

Hoje a marca tem spas em França (Spa Vinothérapie Les Sources de Caudalie – situado a 20 minutos de Bordéus – e Spa Vinothérapie Les Étangs de Corot – situado perto de Versalhes e a 20 minutos de Paris), Estados Unidos (L’Appartement Caudalie Spa em Nova Iorque), Espanha (Spa Vinothérapie Hotel Marqués de Riscal, situado a 1h30 de Bilbau), Canadá (Miraj Hammam Spa by Caudalie) e Turquia (Spa Vinothérapie Hotel Les Ottomans). A estes juntam-se as duas unidades em Portugal: o Spa Vinothérapie Hotel The Yeatman e o Spa Vinothérapie Hotel L’AND Vineyards (a 1h de Lisboa).

«Concebi cada um dos meus spas como um momento de excepção, um refúgio de serenidade e de beleza, a Haute Couture da Caudalie», assegura Mathilde Thomas.

A Vinothérapie conjuga activos naturais obtidos da videira e da uva com rituais de tratamentos excepcionais para proporcionar cuidados de rosto e de corpo únicos no mundo. Cada um dos rituais de cuidados é desenvolvido com exigência por Mathilde Thomas. Os spas podem ser descobertos em programas de um dia ou de meio-dia. Entre a oferta podem ser encontrados tratamentos de rosto (uma aliança única das patentes Caudalie obtidas da videira e das mais recentes técnicas de instituto), esfoliações e modelagem (realizadas com óleos essenciais e óleo de grainhas de uva, ultrafino, reconhecido pelas suas virtudes nutritivas e suavizantes), banhos e envolvimentos (tratamentos emblemáticos, com extractos de uva, de vinha vermelha e de óleos essenciais que ajudam a descongestionar os tecidos através da drenagem e da activação da circulação, proporcionando um momento excepcional de relaxamento).

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...